Exposição revela fatos históricos e livros raros
Documentos históricos e livros raros, editados há quase 200 anos, podem ser apreciados na exposição “144 anos de cultura” da Sociedade Literária São Bento. A mostra resgata acontecimentos e revela a resiliência da mais antiga entidade de seu gênero no Brasil e a terceira mais antiga das Américas, em atividade desde 1881.
A exposição tem curadoria de Ana Julia Silva de Oliveira, moradora de São Bento do Sul que atualmente faz o curso de História na USP – Universidade de São Paulo. Em suas pesquisas, a estudante conseguiu resgatar fatos históricos importantes, além de selecionar verdadeiras raridades nas estantes da entidade.
Um dos fatos mais relevantes foi o confisco de quase todo o acervo, entre livros e documentos de língua alemã, da Sociedade Literária. “Foi surpreendente como a Sociedade lidou com os anos de repressão da língua alemã durante a Segunda Guerra Mundial.
Enquanto outras entidades acabaram fechando suas portas, a Literária foi persistente e se manteve em funcionamento, mesmo com um pouco mais de um décimo de seu acervo”, destaca Ana Julia.
Alguns livros que causaram o confisco podem ser vistos na exposição. Como a obra das Olimpíadas de 1936, realizadas em Berlim, que possui fotos verdadeiras coladas em suas páginas. Esse e outros títulos que haviam sido retirados da Literária na década de 1940 foram posteriormente resgatados e agora integram a mostra.
Determinados momentos da história são difíceis de descobrir e desvendar. “Mas se há algo que os livros conseguem contar por si próprios é esse momento de reconstrução e persistência, elementos que atravessam toda a história da Sociedade Literária. Espero que as pessoas percebam esses fatos na exposição, feita como forma de retribuir um pouco da experiência maravilhosa que foi crescer em São Bento do Sul”, diz a curadora.
A Sociedade Literária São Bento surgiu apenas nove anos após a fundação do município. Desde 1941, sua sede é no casarão construído em 1920 que, por preservar os traços arquitetônicos originais, é tombado como patrimônio histórico de São Bento do Sul e de Santa Catarina. A entidade foi oficializada esse ano como como Patrimônio Cultural Imaterial de São Bento do Sul.
Funcionamento
A exposição “144 anos de cultura” permanece na Sociedade Literária São Bento até o dia 10 de novembro. A mostra é aberta a toda comunidade e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h45. Grupos de estudantes e entidades podem agendar visitas guiadas pelo fone 3633-5880.
Informações: Impulso Comunicação
Foto: Divulgação





