Hospital anuncia avanços e novas cirurgias para a comunidade
São Bento do Sul – A saúde pública de São Bento do Sul vive um novo momento. Após reunião produtiva entre gestores, secretários, gabinete do prefeito e profissionais da imprensa, em um “café no gabinete”, o Hospital e Maternidade Sagrada Família comemora resultados positivos do primeiro mês de mudanças na integração com a UPA e anuncia uma série de novos serviços cirúrgicos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município.
Fernando Nardino, gerente administrativo do Hospital, avaliou como muito positiva a transição nos fluxos de emergência. Segundo dados apresentados, houve redução significativa no volume de atendimentos diretos ao hospital de cerca de 6.500 nos meses anteriores para 2.800 no mês de outubro, evidenciando o encaminhamento mais correto de casos para a UPA, que passou a absorver em torno de 5.500 atendimentos nesse mesmo período. “O processo tende a ser aperfeiçoado mês a mês, mas já estamos felizes com os resultados iniciais”, destacou Nardino. Ele ressalta que, agora, o hospital passa a focar no atendimento de casos de maior gravidade, enquanto a UPA centraliza situações menos complexas, garantindo mais eficiência e qualidade na assistência ao cidadão.
Além da reestruturação de fluxo, o Hospital Sagrada Família está ampliando sua oferta de cirurgias pelo SUS para moradores de São Bento do Sul. Entre as novidades estão procedimentos de otorrinolaringologia, ampliando o acesso a cirurgias nessa especialidade, e aumento do volume de cirurgias vasculares, beneficiando pacientes que aguardam pelo tratamento. Outra conquista expressiva é a realização de cirurgias urológicas, que já começaram a ser ofertadas após novo contrato com o município.
Uma das grandes novidades, porém, é a implementação do atendimento oftalmológico, há muito tempo aguardado pela população. Segundo Nardino, o hospital iniciará, já nas próximas semanas, o ambulatório especializado em oftalmologia. Após essa etapa, as cirurgias oftalmológicas também passarão a ser realizadas na própria instituição, evitando o deslocamento de pacientes para cidades como Campo Alegre, Itajaí ou para outra cidade onde o serviço é ofertado pelo SUS. A expectativa é de que, em até dois meses, os moradores de São Bento possam realizar tanto consultas quanto procedimentos cirúrgicos oftalmológicos sem sair do município.
Fernando reforça à população a importância de estar atenta às orientações sobre qual local procurar em caso de necessidade, UPA ou hospital, e avisa que campanhas informativas serão intensificadas nos próximos meses, utilizando rádio, jornais e redes sociais. “Queremos que cada paciente saiba onde buscar atendimento de acordo com a gravidade do seu quadro. Assim, beneficiaremos a todos com um fluxo mais organizado, rápido e eficiente”, explica.
O primeiro mês de implementação das novas diretrizes foi considerado bem sucedido pelos gestores. A expectativa é de que, com o avanço dos serviços e da comunicação com a comunidade, o atendimento se torne cada vez mais assertivo, proporcionando ganhos para a saúde local e maior tranquilidade aos usuários do SUS em São Bento do Sul.
A direção do Hospital Sagrada Família agradeceu a parceria da Prefeitura, das equipes médicas e administrativas e reforçou o compromisso com um atendimento cada vez mais humanizado, moderno e resolutivo para todos os cidadãos do município.
Foto: Luzardo Chaves/O Jornaleiro





