Programa Novos Caminhos forma jovens em serviços de acolhimento

 Programa Novos Caminhos forma jovens em serviços de acolhimento

O Programa Novos Caminhos formou nesta terça-feira (11), 27 jovens que vivem em serviços de acolhimento no Planalto Norte. O grupo, integrado por menores de idade, recebeu certificados de cursos profissionalizantes em cerimônia realizada em São Bento do Sul. Para eles, a formação representa uma oportunidade concreta de autonomia, já que, ao completar 18 anos, precisam deixar os lares provisórios e seguir a vida sozinhos.

Atualmente, 50 crianças e jovens frequentam o Novos Caminhos nas comarcas de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Canoinhas. Os participantes foram encaminhados aos lares provisórios pela Justiça por medida de proteção, após enfrentarem situações como violência doméstica, morte dos pais ou abandono.

O Novos Caminhos leva saúde, educação e formação profissional ao longo de todo o ano. No Planalto Norte, neste ano 18 adolescentes foram encaminhados ao mercado de trabalho. O programa foi formado em 2013 pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e Associação Catarinense de Magistrados (AMC).

“É uma iniciativa criada em Santa Catarina, que já se expandiu para outros estados. Ela une a sociedade para dar oportunidades aos jovens. A formatura é um momento de celebrar esse movimento e de agradecer as equipes e parcerias envolvidas no serviço de acolhimento”, discursou o juiz Felipe Nóbrega Silva, representando a Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do TJ e AMC.

Representando a FIESC, a gerente executiva do Planalto Norte destacou as ações realizadas que desenvolvem novas competências para que os jovens possam entrar no mercado de trabalho. É um programa de transformação, que muda a vida das pessoas para melhor”, disse Daren Basso Souza.

Na cerimônia de formatura, também foram entregues certificados de Empresa Amiga às organizações que apoiam os serviços de acolhimento com ações ou doações, e de Empresa Cidadã às que oferecem oportunidades de trabalho aos jovens do programa. Pessoas que contribuem de forma voluntária, oferecendo oficinas e atividades de capacitação, também são homenageadas.

Atendimentos

Desde que foi criado em Santa Catarina, há 12 anos, o programa Novos Caminhos já atendeu 9,2 mil menores. Nesses anos, foram realizadas 16,5 mil matrículas em educação básica e cursos profissionais, além de 2 mil encaminhamentos ao mercado de trabalho, incluindo empregos formais, estágios e programas de aprendizagem industrial. No Planalto Norte, desde que foi implantando em 2016, o projeto atendeu mais de 390 crianças e adolescentes.

Informações: Impulso Comunicação

Foto: Divulgação

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial