Caso de raiva animal bovina é detectado em São Bento
São Bento do Sul – A equipe da Vigilância Sanitária da Prefeitura de São Bento do Sul foi notificada nesta semana da ocorrência de raiva animal bovina no município.
O caso foi registrado na localidade de Rio das Pacas/Sertãozinho, onde houve a confirmação da doença através de exame laboratorial de amostra colhida pela CIDASC de um bovino que veio a óbito na propriedade. As providências visando a proteção dos animais e das pessoas que possam ter tido contato com o mesmo já foram tomadas.
Características da doença
Nos bovinos ocorre a chamada raiva paralítica, com sintomas que incluem mudança de comportamento (isolamento ou agressividade), salivação excessiva (espumosa), dificuldade para engolir (sinal de engasgo), andar cambaleante, tremores, paralisia progressiva (especialmente dos membros traseiros), mugido rouco, ranger de dentes e movimentos de pedalagem, evoluindo rapidamente para a morte.
Em caninos e felinos acontece a raiva na forma furiosa, onde o animal fica assustado/agressivo, isolado, com muita salivação, procura locais escuros e pode atacar pessoas e outros animais, com evolução para o óbito.
Atenção:
A raiva é uma zoonose grave e fatal. Ao observar esses sintomas, notifique imediatamente as autoridades veterinárias municipais para diagnóstico e controle.
Orienta-se que os proprietários e tutores vacinem seus animais contra a raiva, pois a vacina é a melhor ferramenta para evitar a propagação da doença.
Em caso de mordeduras ou arranhaduras procurar a unidade de saúde mais próxima.
Informações e foto: Ascom/PMSBS





