LUTO: Morre um dos maiores empresários da região
São Bento do Sul – O neto mais velho de Augusto Emílio Klimmek, imigrante alemão que fundou a Condor em 1929, há exatos 96 anos, iniciou sua história em uma das mais tradicionais e relevantes empresas de São Bento do Sul aos 19 anos. Heinz Engel integrou a diretoria e foi o líder executivo da companhia por 30 anos. Faleceu aos 94 anos, no sábado, 6 de dezembro, em São Bento do Sul.
Após passar um breve tempo na Condor, Engel foi estudar engenharia mecânica na Alemanha. Voltou casado com a alemã Ingrid Margot e teve posteriormente os filhos Thomas e Sabine. Em 1966, a convite de seu avô, voltou para a Condor, agora no cargo de diretor.
A gestão de Heinz Engel na Condor foi marcada pelo desenvolvimento tecnológico. Investimentos permanentes foram realizados, ao longo de anos. Suas iniciativas na gestão industrial, em particular, contribuíram significativamente para otimizar processos, melhorar a qualidade dos produtos, controlar custos e aumentar a produtividade. Ações que viabilizaram o forte crescimento da empresa, com ampliação do mix de produtos e consequente conquista dos mercados nacional e internacional.
Heinz Engel, juntamente com os principais acionistas, implantou e, 1996 a prática de governança corporativa na Condor. Foi o primeiro presidente do Conselho de Administração. Pouco mais tarde, em 2011, idealizou e concretizou a criação do Conselho de Acionistas.
PARTICIPAÇÃO COMUNITÀRIA
A proximidade da Condor com a comunidade acontece desde sua fundação. Em sua gestão na diretoria, Heinz Engel foi apoiador e incentivador de ações que contribuíssem com o desenvolvimento econômico, social, cultural, educacional e esportivo de São Bento do Sul e região.
Na área empresarial, teve ativa participação na ACISBS – Associação Empresarial de São Bento do Sul. Quando a entidade completou 50 anos, em 2007, Heinz Engel foi um dos seis primeiros empresários a receber o título de sócio benemérito.
Sua contribuição pessoal também foi vista em outras diversas instituições, destacando a Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, Sociedade de Bombeiros Voluntários de São Bento do Sul e Igreja Evangélica Luterana.
Heinz Engel, além de incentivador, viabilizou investimentos da empresa para equipar os bombeiros voluntários, que existe na Condor desde 1934. Para apoiar a formação de outras brigadas de incêndio, ajudou a criar a Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de São Bento do Sul.
RECONHECIMENTO
O empresário Heinz Engel recebeu, no dia 21 de junho de 2024, em solenidade realizada em Florianópolis, a mais alta honraria do setor empresarial catarinense. A comenda Ordem do Mérito Industrial reconhece referências da economia e do desenvolvimento social pela FIESC – Federação das Indústrias de Santa Catarina.
ESPORTE AMADOR
No esporte, Heinz Engel demonstrou talento, paixão e efetiva contribuição. Através da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, disputou atletismo nos primeiros Jogos Abertos de Santa Catarina, em 1960. Posteriormente, na direção da companhia, viabilizou investimentos na prática do esporte amador através da Arco – Associação Recreativa Condor.
O punhobol foi a maior paixão de Heinz Engel. Através de sua contribuição, a modalidade passou a ser praticada em São Bento do Sul, que permanece como uma das principais referências nacionais do esporte. Campos próprios foram instalados pela empresa e equipes que congregam de atletas adolescentes a adultos são mantidas há décadas. O reconhecido punhobol da Condor coleciona inúmeros títulos estaduais, nacionais e até internacionais.
Informações e foto: Divulgação/Ivan Roberto Liebl/Assessoria Imprensa Condor





