POLÍTICA: PP…MDB…PSDB…Saliba…Suzana
NEGÓCIOS
Parece mesmo que o momento político em Santa Catarina está pautado em “negócios”. Pelo entendimento de alguns correligionários do Progressistas, a estratégia do governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos) é garantir apoio de prefeitos “pagando” com dinheiro público. Moisés estaria usando o erário público para fazer promessas de repasses substanciais às prefeituras se houver apoio eleitoral. Independente de “pagar ou não a conta”, tem muita gente “caindo”.
PLANALTO NORTE
A divisão aparente no Progressistas não está longe. Em Papanduva o prefeito Luiz Henrique Saliba parece “Moisés desde piá”. O governador, que recentemente esteve na cidade, teria conquistado o Progressistas com repasses gordos para investimentos na infraestrutura da cidade.
E OUTRA
O prefeito também parece deixar clara sua decisão para a campanha eleitoral. Assim que confirmadas as candidaturas de Silvio Dreveck para deputado federal, Paulinha (Podemos) para deputada estadual e Carlos Moisés (Republicanos) para o governo do estado, serão seus candidatos de preferência.
NA CASA CIVIL
No começo da tarde desta quarta-feira (22) o deputado Sílvio Dreveck teria sido chamado para uma reunião na Casa Civil. Ele foi chamado pelo titular da pasta a pedido do governador. Nem mesmo o deputado sabia do assunto a ser tratado na Casa da Agronômica, mas foi para a reunião.
MDB
O MDB vive momento parecido com o Progressistas em âmbito estadual. Enquanto que o anúncio de apoio a Moisés, da desistência de Lunelli em disputar o governo, agradou uma parte, que parecia mais interessada nas propostas do atual governador, outra parte (a maior delas) se mostrou decepcionada. Alguns prefeitos já declararam que não têm compromisso com aliança dessa natureza. Mas, claro, muita coisa ainda pode acontecer até as convenções.
ANTECIPANDO
Celso Maldaner deve se reunir mais uma vez com as lideranças emedebistas no começo da próxima semana, podendo propor antecipação da convenção, até aqui marcada para 5 de julho, pra ocorrer entre 23 e 25 de julho. Isso ajudaria também a antecipar as decisões de coligações e definições de nomes para a campanha eleitoral.
SUZANA
Pré-candidata dos tucanos em São Bento do Sul a professora Suzana Kotovicz Teles disse para O Jornaleiro que está feliz com o feedback que vem recebendo da população. Segundo ela, está otimista na possibilidade de construir um caminho sólido para ter seu nome confirmado na convenção e, dessa forma, ser candidata a uma vaga na Alesc.
E AS CONVERSAS?
A professora ainda destacou que está aberta para as conversas, desde que seja por um projeto macro. “Pensar em projetos precisa envolver o todo. Não adianta querer conversar em um projeto que seja fechado em torno de um nome. Precisamos decidir por um projeto político que atenda os anseios da região”, disse.
OLHAR PRA FRENTE
Lideranças políticas mais jovens, os integrantes do Progressistas, detentores de cargos eletivos no momento, estão se reunindo constantemente para debater alguns assuntos e trabalhar na construção de projetos futuros. Claro que o futuro tem a ver com as eleições municipais de 2024. Nesta semana os vereadores de São Bento do Sul e Campo Alegre participaram de mais um encontro onde a política atual e o futuro foram a tônica da conversa. FOTO DE CAPA.





