Preocupações com a saúde e com o Hospital
São Bento do Sul – O vice-prefeito Tirso Humelgenn (PSDB) parece estar muito preocupado com as questões da saúde e com os andamentos dos projetos acerca do Hospital local. Em conversa com o ex-governador do estado, disse que tem muita coisa que precisa ser revista para a Casa de saúde verdadeiramente atender com eficiência a demanda local.
Há alguns dias o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (Republicanos) passou por São Bento do Sul, fazendo uma parada no Hospital e Maternidade Sagrada Família onde assistiu a apresentação de um projeto de inovação para a Casa a fim de, conforme a direção, melhorar o atendimento à comunidade local.
O governador assistiu pacientemente a apresentação de um projeto que prevê R$16 milhões em investimentos, mas que não recebeu nenhum compromisso do estado em bancar qualquer parte de tais obras apresentadas. Além disso, por se tratar de uma entidade particular, embora de cunho filantrópico, governos não podem investir em reformas, adequações ou ampliações. Os investimentos acontecem em equipamentos, insumos e profissionais, conforme prevê legislações específicas.
Ao que parece, o projeto está rendendo discussões entre profissionais da saúde. O vice-prefeito deixou escapar para Raimundo Colombo que tem uma preocupação com situações que não foram esclarecidas como deveriam, como a disponibilidade de leitos (hotelaria) para os pacientes.
Paralelo aos projetos e interesses em adequações e ampliações do atual Hospital, já existem movimentações para um projeto de construção de um Hospital Regional em São Bento do Sul, muito embora um assunto que esteja sendo tratado timidamente.
Foto: Luzardo Chaves/O Jornaleiro





