POLÍTICA: Magno…PP…Republicanos…Carla e Zwiefka
APROVADO
Quem está na correria é o ex-prefeito Magno Bollmann (PP/foto). Ele teve seu nome aprovado na Convenção do Progressistas no fim de semana em Florianópolis e retornou “com fome de trabalho”. Está se organizando com a equipe e acelerando preparativos para a campanha que deve começar após o dia 5 de agosto. A presidente do partido em São Bento do Sul, advogada Sandra Jelinsky, destaca que está tudo encaminhado para o trabalho de busca do apoio do eleitor no Norte, especialmente.
MUDANÇA
O PSDB antecipou a Convenção Estadual que estava marcada para o dia 4 de agosto. Agora a data foi fixada em primeiro de agosto, na segunda-feira da próxima semana. O encontro será no Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Até lá o partido tucano se sente uma noiva bem cobiçada. Os noivos mais afortunados negociam o “dote” para levá-la ao altar.
PROGRESSISTAS E REPUBLICANOS
As duas siglas, que definiram seus pré-candidatos ao governo no último fim de semana, estão negociando com as lideranças tucanas. O Progressistas têm ligeira vantagem, uma vez que o Republicanos fechou toda majoritária com o MDB, que indicará o candidato a vice-governador e a senador. Os Progressistas já ofereceram a vaga de vice-governador, o qual poderá ser o ex-senador Dalírio Beber.
O QUE IMPERRA?
Muitos prefeitos têm se posicionado a favor de Carlos Moisés (Republicanos) por conta da promessa de se reeleger e seguir distribuindo dinheiro para os municípios, a exemplo do que fez no primeiro semestre deste ano. Alguns prefeitos estão chegando ao limite de “trair” seus partidos para se aliar às promessas do atual governador. Uma semana antes da Convenção Progressista, mais de 40 prefeitos ou vices da sigla estiveram na capital em reunião com o governador que reforçou a promessa.
ATÉ 15 DE AGOSTO
Mesmo aprovados em convenções, alguns nomes da região podem não se concretizar em candidaturas. As alianças ainda estão sendo alinhadas e as executivas estaduais de algumas siglas podem chamar os pretensos candidatos a uma conversa mais de perto. Isso porque algumas coligações na majoritária têm interesse acima dos interesses dos candidatos à Câmara Federal, os quais incentivam e se dispõe ajudar os fortes cabos eleitorais em algumas regiões para disputar uma vaga na Alesc. Mas o objetivo é que tais “cabos eleitorais de luxo” ajudem a captar votos para a corrida rumo a Brasília.
CONVERSA AO PÉ DO OUVIDO
A presidente da Câmara Municipal, vereadora Carla Hofmann (PSD), confirmou que terá uma conversa com o vereador Paulo Zwiefka (UB) para tentar chegar a um acordo sobre suas possíveis candidaturas. Afinal, ambos estão em siglas agora aliadas para buscar eleger o governador do estado, neste caso Gean Loureiro (UB).
O Jornaleiro





