POLÍTICA: Tirso…Karen…Jorginho…Celesc

 POLÍTICA: Tirso…Karen…Jorginho…Celesc

Será?

Oposição em São Bento do Sul estaria se organizando para questionar o “não querer” do vice-prefeito, Tirso Humelgenn (PSDB/FOTO) assumir o Executivo nas férias do prefeito Tomazini (PSDB).O vice estará na cidade, mas já teria justificado não poder devido aos inúmeros compromissos com a profissão no fim do ano.

Vão questionar

Opositores garantem que vão questionar a medida, caso seja mesmo repassado o comando para a presidência da Câmara. Se embasam na LOM, no artigo 19, I, diz que: compete ao Presidente da Câmara substituir o Prefeito, na falta ou impedimento do vice-prefeito. Destacam que São Bento tem vice e que estará na cidade, então não se encaixaria na situação.

Argentina

No último governo do MDB (2013/2016) aconteceu do então presidente da Câmara, Edimar Geraldo Salomon, na época vereador do Progressistas, assumir a Prefeitura por dez dias. Porém, para cumprir a Lei, o MDB mandou o vice-prefeito, Arildo Gesser, “dançar um tango” na Argentina.

Na Câmara

Alguns ainda estão em dúvida sobre o posicionamento que a vereadora recém empossada Karen Lili Fechner (MDB) terá no parlamento. O natural é que ela vote com o governo, por várias razões, mas em especial por fazer parte mesmo antes de chegar ao Legislativo. O esposo da vereadora é diretor de RH na atual administração. E ficou claro com o voto na chapa governista, ainda que derrotada, que ela deve mesmo seguir essa linha.

Professores na justiça

Tem professor (a) se mobilizando para acionar a Secretaria de Educação na Justiça por conta dos critérios para escolhas de vaga. Comunicado interno da SEMED, de número 275/2022, datado de 9 de dezembro de 2022, esclarece que, conforme estatuto do servidor público e trabalhista, todos que estiverem afastados das atividades no período de escolha de vagas, inclusive para tratamento de saúde, ficam impedidos de escolher.

O que entendem?

Alguns servidores, que já buscam embasamento jurídico, destacam que “escolher vaga não é ato de trabalho, mas sim um direito do servidor”. As manifestações devem começar a estourar na mesa do secretário e no Gabinete do prefeito Tomazini (PSDB).

MDB na jogada

Jorginho Melo (PL) segue nas negociações para fechar seu secretariado. Nesta semana deverá anunciar mais alguns nomes. Dentre as possibilidades estaria a indicação do deputado estadual Volnei Weber (MDB) para comandar a pasta da Infraestrutura. Tudo isso para garantir a presidência da Assembleia Legislativa para o PL, tendo em vista que o futuro governador não quer a Casa sendo comandada por Mauro de Nadal (MDB).

Vai ser difícil

Uma das situações que parecem resolvidas dentro do grupo que ajuda Jorginho na montagem de governo, é que o Progressistas não terá cargo no secretariado. As razões, somente os deputados eleitos do partido, em especial Zé Milton, poderiam explicar. O fato é que não se cogita nenhuma pasta ao partido de Esperidião Amin.

Celesc privatizada

Não pegou bem o vazamento de informações sobre uma tendência do próximo governador em privatizar a Celesc. Sindicatos que atuam no setor dizem ter um documento assinado por Melo garantindo que vai manter a empresa no domínio público. Tão logo pipocou a informação sobre privatizar os sindicatos já saíram das tocas.

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial