Cidasc presta homenagem a ex-presidente

 Cidasc presta homenagem a ex-presidente

Florianópolis – Uma placa designando como “Antonio Plinio de Castro Silva” o prédio sede da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) foi descerrada  nesta quinta-feira, em Florianópolis. A homenagem ao ex-presidente, falecido no exercício do cargo em janeiro deste ano, foi proposta pelo deputado estadual Altair Silva e transformada na Lei n.º 18.506, de 30 de agosto de 2022, sancionada pelo governador Carlos Moisés da Silva. Além da placa, uma muda de cedro foi plantada próximo à placa da homenagem, em referência a São José do Cedro, município no qual Plinio de Castro desenvolveu boa parte de sua trajetória pessoal e política.

O ato solene foi acompanhado por toda a diretoria da Cidasc; pela esposa do presidente, Zaíra da Silva Câmara Castro, e por um dos filhos do casal, Hermógenes Antonio Câmara de Castro; pelo diretor de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Leo Teobaldo Kroth, representando o secretário Ricardo Miotto Ternus; e pelo assessor de gabinete da mesma secretaria, Adriano Rotta, representando o deputado estadual Altair Silva, autor da proposta de homenagem. Também compôs a tribuna de honra o suplente de deputado estadual Silvio Dreveck (PP).

Viúva do homenageado emociona

Zaira Castro falou emocionada aos que estiveram presentes

Em um discurso muito emocionado, a viúva do homenageado expressou o sentimento de gratidão: “nos sentimos muito honrados, ele foi presidente da companhia por um curto período, mas por onde passou deixou sua marca”, afirmou. Zaíra da Silva Câmara Castro agradeceu nominalmente alguns dos colaboradores da Cidasc que trabalharam diretamente com Plinio de Castro, desde o motorista que o acompanhou nas viagens às regionais até a diretoria e presidência do órgão. 

Lembrou ainda a forma como ele conduzia sua vida pública. “Tivemos o privilégio de conhecer e conviver com este líder, um autêntico político que fez de sua carreira a capacidade de fazer a diferença onde estivesse, mas com ajuda de cada um, nunca sozinho”, enfatizou Zaíra Castro.  

Atual presidente

O presidente da Cidasc, Junior Kunz, lembrou o início da parceria profissional com Plinio de Castro, anterior ao ingresso na companhia. Destacou o caráter de seu antecessor no cargo e o pragmatismo com que tratava as situações que os subordinados lhe apresentavam, um estilo que deixou uma imagem positiva por onde Plinio de Castro passou. 

“Ele era firme, mas tinha um coração muito maior. Dizia que não tinha mágoas, rancor ou ressentimento, que a vida tinha sido muito boa com ele. Tinha divergências partidárias, mas não tinha inimigos. Era recebido e recebia a todos da mesma forma. Como ele sempre dizia: ‘o café é pra todos, para os amigos um pouco mais doce’”, contou Junior Kunz durante o discurso. 

Sílvio Dreveck presente

Dreveck fez questão de participar da homenagem

Suplente de deputado estadual, e que manteve laços próximos de relacionamento profissional com o homenageado, Sílvio Dreveck fez questão de se deslocar para a capital a fim de participar do momento em que se lembrou alguém que desempenhou com seriedade, garra e disposição o papel de pessoa pública em todos os cargos que ocupou.

Informações e fotos: Divulgação/Cidasc

 

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial