POLÍTICA: Posse…Zuleica…Tomaizni…Magno

 POLÍTICA: Posse…Zuleica…Tomaizni…Magno

Posse

Aconteceu no domingo (1) a posse do novo governador do estado de Santa Catarina, Jorginho Melo (PL), com sua vice, Marilisa Boehm (PL). A Sessão especial ocorreu na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na presença de vários prefeitos e outras autoridades políticas do estado.

Presença de SBS

Os secretários municipais de São Bento do Sul, Josias Terres (PSDB), da Educação, e Gilmar Pollum (PL), da Assistência Social, estiveram in loco no evento representando o prefeito Tomazini (PSDB). Aproveitaram para fazer alguns contatos, em especial com o novo secretário de educação, Aristides Cimadon.

Expectativa

Gilmar está na expectativa positiva que o governador volte mais sua atenção para o Planalto Norte, diferente dos últimos governos que pouco ou quase nada fizeram pela região. Segundo Pollum, vai estabelecer a busca de uma aproximação com o governo para que os recursos também possam vir para as cidades do Planalto Norte.

Presidente da Câmara

Zuleica Voltolini (PP) é agora a presidente da Câmara Municipal em São Bento do Sul. Na manhã desta segunda-feira (2) ela confirmou para O Jornaleiro que Márcio Stiz assume a diretoria de compras da Casa e que o assessor de comunicação segue sendo Giancarlo Peretto.

Marco e Tiago

Os dois nomes mais “badalados” nas trocas que a nova presidente efetivou na Câmara Municipal, são os de Marco Rodrigo Redlich (PP), atual suplente de vereador e servidor de carreira do Samae, e do advogado Tiago Martinhuk (PP), que até alguns dias estava atuando na assessoria jurídica da cidade de Papanduva.

Não vai ser fácil

Zuleica vai ter que mostrar jogo de cintura para comandar a Câmara com “pulso de ferro”. Mesmo antes de assumir ela já sofreu uma série de pressões, inclusive do próprio partido, para algumas mudanças que relutava em proceder. Se não agir com a mesma coerência com que conseguiu se eleger, será presidente, mas pode mandar muito pouco.

Resta saber

Por quanto tempo o Progressistas e União Brasil terão convivência sadia no Parlamento, inclusive com o segundo vereador do PSDB que votou com a bancada na escolha da presidência e adquiriu direito de “apadrinhar” alguém para um cargo de diretoria. O passado recente mostra que a convivência foi de muita dificuldade, especialmente pelos ataques que a administração progressista sofria. O futuro é uma incógnita!!!

Novas investidas

É o que o prefeito Tomazini (PSDB) deve ter com alguns comandantes de pastas e setores ainda no mês de janeiro com objetivo de acertar alguns detalhes para que sua administração seja melhor. Ele, Tomazini, que falava em não concorrer à reeleição, está cada dia mais confiante. Uma das razões é não ver na oposição nomes que possam fazer frente.

Só o Magno

Até o momento o único adversário de Tomazini parece mesmo ser o ex-prefeito Magno Bollmann (PP), que se quiser concorrer terá que mostrar muito mais coerência e liderança dentro do seu próprio partido. Coisa que faltou nas últimas campanhas, tanto para prefeito quanto para deputado. De certo mesmo é que nem PP e nem os outros partidos têm, nesse momento, um nome pronto para disputar o pleito contra o tucano no próximo ano.

Outro detalhe…

…vai ser interessante saber como fica o posicionamento do União Brasil em Santa Catarina. O partido apoiou Lula no segundo turno, passou a ocupar cargos importantes no governo petista e parece que vai ter que seguir a cartilha de Brasília.

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial