POLÍTICA: Mudanças…atestados…Tirso…Pollum
Novidades
Esta semana que começa promete novidades na estrutura da administração de São Bento do Sul. Prefeito Tomazini (PSDB) retornou na quinta-feira (12) com expectativa de ações que podem mexer com a equipe em geral. Dentre as mexidas estão possíveis trocas ou remanejamentos do pessoal de confiança.
Em investigação
Outra situação que deve ter desdobramento nesta semana diz respeito a um enfrentamento que as administrações têm em todo lugar. São Bento não é diferente. Uma investigação interna está sendo realizada para apurar os casos de atestados médicos de pessoas que estão afastadas do serviço público para tratamento de saúde, mas, algumas delas continuam desempenhando atividades normalmente em outras áreas.
Ressarcir o cofre
A investigação parece que já fez alguns levantamentos de gente que está afastada a um bom tempo e que diariamente trabalha em outras atividades, recebendo remunerações pelos serviços e ainda o salário normal da prefeitura, estando essas pessoas afastadas para tratamento de saúde. Os processos podem ser iniciados, inclusive com pedidos para que os salários que foram pagos sejam devolvidos ao cofre público.
Desenvoltura
O médico e vice-prefeito Tirso Hummelgen (PSDB) participou no sábado de entrevista na Rádio São Bento Fm. Ele foi entrevistado do Programa 60 Minutos, comandado pelo radialista e repórter Luzardo Chaves, editor de O Jornaleiro. Tirso teve boa desenvoltura e falou muito sobre os projetos que estão sendo realizados, com prioridade para saúde e educação.
Parcerias políticas
O vice-prefeito destacou ainda que a cidade de São Bento do Sul pode avançar muito mais nos próximos anos, isso se houver um entendimento político de que todos devem seguir na mesma direção. “Não precisamos perder tempo com brigas políticas. Se nos focarmos em trabalhar para ajudar a cidade no desenvolvimento, os resultados serão positivos para a sociedade em geral”, disse.
De novo
Prefeito Tomazini precisa cobrar mais de sua equipe a participação em eventos da administração em seu governo. Mesmo na Retreta de abertura da temporada de verão, quase ninguém da equipe de confiança esteve presente. No fim do ano de 2022 foi a mesma situação. Um exemplo foi a entrega de prêmio aos “Melhores do Esporte”. De secretário, apenas Luiz Neri “Magrão” Pereira, de obras, esteve com o prefeito no local prestigiando a entrega. E olha que o Centro Cultural Dr. Genésio Tureck estava quase lotado.
Negociações
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Bento do Sul e Campo Alegre deu início às negociações salariais com o governo em São Bento do Sul. Mas, sobre reposição e aumento real, sabe que não poderá esperar muito mais do que apenas a inflação. Se até o Governo Federal está segurando o aumento do salário mínimo nacional é de se entender que a coisa não está bem.
Exigido
Voltando a falar sobre o secretariado de Tomazini, Gilmar Pollum (FOTO), da Assistência Social, vai ser muito exigido. Por ser presidente do Partido Liberal em São Bento do Sul ele tem contato próximo com governador e vice, o que pode ser um ponto favorável para o governo municipal. Gilmar já foi procurado pelo prefeito e pelo vice falando sobre o assunto. Ele mesmo (Pollum) aceitou o desafio de articular as negociações para que São Bento e região sejam lembradas pelo governo.





