POLÍTICA: Tomazini…Dreveck…Educação…Alice
Só na abertura
Prefeito de São Bento do Sul, Antônio Tomazini (PSDB/FOTO) não deve marcar presença frequente na Câmara Municipal. Ele compareceu, acompanhado de alguns integrantes de primeiro e segundo escalão, na Sessão Ordinária de abertura de trabalhos no ano, mas já sentiu que estar na Casa em dias de Sessão, significa ter que ouvir críticas e até ataques contra o governo. Parece que a visita não vai se repetir com frequência!
Devem fazer
Os vereadores, em qualquer cidade do país, são responsáveis pelas leis e pela fiscalização do dinheiro público. Mas podem sugerir, cobrar e até criticar no parlamento. Mas a corrida política parece tão mais importante que fazer o certo pelo cidadão, que as “brigas partidárias” dõ sinais de que não irão cessar no Brasil.
Será que vai?
Há uma expectativa ainda sobre os resultados das eleições eleitorais de 2022 aqui para a região. Uma resolução eleitoral de 2021 mudou a forma de computar os votos para definir cada cadeira. Não fosse tal resolução, São Bento do Sul teria um deputado federal eleito. A situação segue judicializada, e teve movimentação positiva nesta semana.
Falando nisso…
…Silvio Dreveck (PP) terá uma semana intensa pela frente. Vai seguir participando de negociações com o governador Jorginho Melo (PL), que já sinalizou uma secretaria ao Progressistas. Pode ser Dreveck no comando da pasta, mas isso ainda deve passar por algumas negociações.
Ainda sobre Dreveck
Parece que o ex-deputado teve despertada preocupação em fortalecer a sigla novamente em São Bento do Sul. Com a possibilidade, admitida por ele, de voltar a disputar as eleições municipais em 2024, também acendeu alerta para a renovação na sigla. Tudo começa pela eleição da nova direção, que deverá acontecer ainda no primeiro semestre. Uma fonte do partido disse que o que estava acertado para ser, pode e deve ser mudado. O entendimento é de colocar experiência para liderar.
Aproximação
Os trabalhos legislativos em Campo Alegre começaram com uma tendência positiva, de haver uma aproximação maior entre os dois poderes. Executivo e Legislativo esboçam conversar “na mesma língua” para atender melhor aos anseios da população. Para que isso ocorra, os líderes dos dois poderes, prefeita Alice Grosskopf (MDB), e vereador Jefferson Cunha (PSD), que é presidente da Câmara, precisam estar afinados.
Volta às aulas
Estão programadas para a próxima semana a volta às aulas nos municípios de Santa Catarina. Todas as redes (municipal, estadual e privada) retomam as atividades vislumbrando ser um ano ainda mais vitorioso para o setor da educação, que vem crescendo em muitas cidades.
Preocupações
Em alguns municípios prefeitos estão tendo que avaliar os (as) comandantes (secretários “as”) para que o ano seja, de fato, vencedor. O momento não comporta mais o famoso “empurrar com a barriga”, tampouco as inoperâncias dentro do setor. Maquiar números e resultados então…nem pensar!
Para os estudantes
O fato é que as prefeituras, assim como estado e rede privada, devem seguir primando em garantir qualidade para os estudantes visando prepara-los para a vida que está cada vez mais disputada aqui fora, em especial no mercado de trabalho. Os resultados, certamente, serão sentidos pela sociedade, começando pela família.
Contraponto
Uma situação que precisa ser vista (e que preocupa secretários ‘as’ em todo país) com mais critérios nos setores públicos de educação, diz respeito às faltas de profissionais constantemente em sala de aula. Ao passo que alguns demonstram paixão pela profissão, tendo registrado praticamente 100% de presença em 2022, teve gente que marcou 30, 40% de presença. O restante preenchido com faltas justificadas, atestados médicos principalmente.
FGTS
A Defesa Civil de São Bento do Sul informa que os munícipes que solicitaram o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) poderão consultar, a partir da próxima semana, o andamento da solicitação. O saque será liberado para as pessoas que foram afetadas pelas chuvas de novembro e dezembro de 2022, as quais apresentaram toda a documentação necessária. De acordo com a Defesa Civil, todos os documentos dos cidadãos que fizeram a solicitação foram encaminhados à Caixa Econômica Federal. Agora, é orientado que o munícipe baixe o aplicativo “FGTS” no celular e faça a consulta para verificar se o valor está disponível.





