POLÍTICA: Educação…Cassação…Zuleica…ICMS
Ano Novo, problemas velhos!
As aulas recomeçaram nesta quarta-feira (8) em todo estado de Santa Catarina. Em muitas cidades as redes estadual e municipal começaram como em vários outros anos passados. Falta de professores em sala de aula, falta de atendentes, falta de professores auxiliares, alimentação escolar prejudicada (quantidade diminuída). Coisas que parecem comuns, mas não deveriam ser. O que está faltando às gestões para fazer com que as coisas mudem? Para melhor, é claro!
Alguém tem explicação?
Comunidade de serra Alta está indignada com a retirada de um ponto de ônibus que estava bem postado em frente ao “Germânia Supermercado”, na rua Mathias Nossol. Sem nenhum comunicado o ponto foi retirado. Quem pediu a retirada e quem autorizou? O fato é que a comunidade, primeira interessada, tendo em vista centenas de pessoas usuárias do transporte coletivo fazerem uso, não foi consultada e sequer informada do assunto.
Recuo na obra
O ponto de parada foi construído no local ainda na fase de obras da pavimentação, inclusive com um recuo adequado para facilitar o trânsito no local. Será que alguém vai dar explicações para os usuários do transporte coletivo? Quem autorizou a retirada não deve ser alguém que faça uso do transporte ou que tenha preocupação com quem usa.
Inauguração
Na manhã desta quarta-feira (8) a presidente da Câmara de Vereadores, Zuleica Voltolini (PP), participou da solenidade de inauguração da nova biblioteca do SESC São Bento do Sul. A biblioteca que é comunitária passou por uma estruturação, sendo criado um novo ambiente, que tem por objetivo promover um espaço cultural e formar novos leitores por meio do empréstimo de livros.
Participativa
Falando em Zuleica, desde que assumiu a presidência da Câmara a vereadora tem sido vista circulando bem mais pela cidade, em especial nos eventos relacionados a administração. Representar o Legislativo poder ser a oportunidade para crescimento de mais uma liderança em São Bento do Sul, em especial para o partido em que Zuleica está inserida, Progressistas, que precisa de renovação nas lideranças.
Porque renovar?
É comum ouvir pelos corredores que quando o MDB ou Progressistas administram a cidade, antes mesmo do anuncio feito pelos prefeitos, já se sabem os nomes que ocuparão a maioria dos cargos de primeiro escalão. Alguns só mudam de cadeira, mas são sempre os mesmos. Não estão totalmente errados os que fazem esses comentários.
Foi de ponta
Prefeito de Agudos do Sul, Jesse Zoellner (PP), entrou para o grupo de prefeitos cassados no Brasil por agir em desconformidade com a legislação. Acusado de praticar compra de votos nas eleições suplementares de 2022, supostamente tendo pago votos via PIX, recebeu a sentença judicial na tarde de terça-feira (7). Estão fora do cargo ele e seu vice. Poderá recorrer, mas enquanto isso seu desgaste perante a população só tende aumentar.
Estado com dificuldades
Não vai ser tarefa fácil para Jorginho Melo (PL) administrar o estado. Santa Catarina segue registrando queda livre na arrecadação de ICMS. Dados oficiais dão conta que em valores nominais, a arrecadação de ICMS de janeiro foi de R$ 2,9 bilhões, contra R$ 3,4 bilhões no mesmo mês do ano anterior. Por isso alguns adversários começam questionar se ele, Jorginho, vai cumprir as promessas feitas em campanha eleitoral.
Saúde e educação
Duas das promessas que o atual governador fez ainda em campanha dizem respeito aos procedimentos na saúde e na educação. Na saúde prometeu zerar as filas de cirurgias eletivas e dar melhores condições de trabalhos para os hospitais filantrópicos. Na educação a promessa de Universidade gratuita pelo sistema ACAFE para o segundo semestre deste ano. E agora Jorginho?





