Operação contra ameaças e ataques a escolas é deflagrada em SC
Estadual – A ação “Operação Escola Segura” é capitaneada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e teve início a partir de investigação do Grupo de Atuação Especial no Combate a Crimes Cibernéticos, o CyberGAECO, do Ministério Público de Santa Catarina, que identificou possíveis suspeitos depois de analisar postagens em plataforma virtual.
No Alto Vale do Itajaí a Polícia Civil realizou busca e apreensão em duas residências de jovens que fizeram apologia a ataques em escolas. Uma das buscas aconteceu no município de Agronômica onde foram apreendidos equipamentos eletrônicos e duas máscaras cossplay. Nenhuma arma foi encontrada no local. Levado para prestar esclarecimentos o suspeito afirmou que não tinha intenção de cometer nenhum ataque ou massacre em escola e que suas publicações foram mal interpretadas pois não pretendia cometer mal a ninguém e nem fazer apologia ao crime
A segunda apreensão aconteceu em José Boiteux onde uma adolescente teria feito ameaças de um possível massacre que ocorreria na escola no dia 20 de abril. Na ocasião a adolescente escreveu sobre o possível massacre nas paredes da escola e ainda teria convidado algumas estudantes para participar do ato. Depois de colher elementos que demonstraram a materialidade do fato, o Ministério Público juntamente com o poder judiciário da comarca de Ibirama expediram mandado de busca e apreensão na casa da adolescente com objetivo de recolher materiais eletrônicos com os quais ela poderia estar se comunicando sobre o assunto.
A Operação Escola Segura leva o nome da força-tarefa capitaneada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que desde o trágico episódio ocorrido em Blumenau vem executando, juntamente as forças de segurança estaduais, diversas ações relacionadas ao enfrentamento de atos atentatórios à vida a serem perpetrados em escolas.
O CyberGAECO é uma força-tarefa especializada formada por integrantes do MPSC, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Penal do Bombeiro Militar para o combate e enfrentamento de delitos praticados através de ambientes virtuais.
Fonte: RWTV
Foto: Reprodução/O Jornaleiro





