Grupo Folclórico Germânico E.E.B São Bento recebe moção de aplauso
São Bento do Sul – Fundado em 1988 o Grupo Folclórico Germânico E.E.B. São Bento foi homenageado na noite desta segunda-feira (24) na câmara de vereadores de São Bento do Sul pelos 35 anos de fundação.
O Grupo foi fundado em 22 de abril de 1988. A iniciativa de pais, professores e direção da escola, na época o Irmão José Carlos de Oliveira, visava difundir a cultura alemã no ambiente escolar.
De autoria da vereadora Zuleica Voltolini a moção é uma forma de homenagear e agradecer pelo trabalho desenvolvido em prol da arte e cultura de São Bento do Sul pelo grupo.
Na sua fala, a presidente Zuleica ressaltou que “a dança folclórica é a arte de movimentar o corpo como forma de socialização e valorização da cultura. Hoje o grupo possui 34 dançarinos e o trabalho de parceria entre pais e escola continua acontecendo e fazendo a diferença na formação dessas crianças e adolescentes. Para cada apresentação é estudado muito, pesquisado, para que tudo seja feito de acordo com a cultura que será representada nas apresentações. O Grupo, além da escola, representa São Bento do Sul. Precisamos enaltecer todos: crianças, direção da escola, famílias, app, enfim, todos os envolvidos”, finalizou.
A diretora Cristiane Liebl Duarte fez uso da palavra e agradeceu a todos os envolvidos desde o princípio. Segundo ela para manter sempre viva essa cultura, muitas pessoas vêm se envolvendo desde o início. “A bagagem cultural adquirida pelos participantes do grupo vai muito além da dança. A cada apresentação as crianças voltam com um pouco mais de conhecimento sobre a cultura dos lugares visitados” disse ela
A responsável pelos ensaios, Irene Kollross e o presidente do grupo, Senhor Ataliba Fernandes, além das diretoras da escola, receberam a moção das mãos da presidente Zuleica Voltolini.
foto: O Jornaleiro





