“MENINA DOS OLHOS”: Educação foi o principal assunto na Tribuna Livre
São Bento do Sul – Depois de uma fala exacerbada do vereador Chicão (PP) na Tribuna Livre da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de segunda-feira (24), outros parlamentares se manifestaram no plenário.
O edil teve a infelicidade de, diante de problemas existentes na Secretaria de Educação, generalizar e verbalizar que o setor está uma “porcaria”.
O primeiro a se manifestar foi o vereador Paulo Zwiefka (UB) que solicitou aparte e discordou de Chicão, dizendo que, falar que a educação está uma porcaria é um exagero. “Nós como vereadores não podemos falar que está uma porcaria pois tem muita coisa boa acontecendo na educação. Respeito sua opinião, mas não concordo” disse Zwiefka.
A Vereadora Carla Hofmann (PSD/FOTO) também usou a tribuna para falar do ocorrido, deixando seu contraponto. “Concordo vereador Chicão, que temos várias situações que estão pendentes de respostas na educação […]. Vejo que a educação tem sido sempre cantada como a ‘menina dos olhos’ de todos os prefeitos”, disse. Mas, segundo ela, nas visitas em que fez a algumas unidades educacionais, não encontrou esse respeito e esse carinho todo pela educação, a não ser em alguns discursos. Com relação ao que disse Chicão, Carla pontuou respeitar a opinião e entender que existem muitos pontos a serem melhorados no setor, mas, criticou o colega. “Atribuir um conceito tão pejorativo a uma Secretaria que eu acho, que tem trabalhado muito bem, não concordo. Fica aqui o meu desagravo e meu desacordo com esse posicionamento” finalizou.
Darlan Guliane (Cidadania) também discorreu sobre a fala de Chicão. “Eu me obrigo aqui a comentar as palavras do vereador Adriano, principalmente no que tange o tom de voz”. Segundo Darlan, muitas coisas boas vêm acontecendo no setor e generalizar não é o correto. “Não posso enaltecer o que falta, preciso cobrar para melhorar aquilo que falta, mas achar que o que falta sobressai a todos os esforços que o Secretário e sua equipe têm feito para melhorar as escolas eu não posso concordar”, disse Guliane.
Chicão, que logo após sua fala precisou se ausentar por conta de outros compromissos, pediu à colega de partido e presidente da Casa, Zuleica Voltolini (PP), que se desculpasse por ele, pela palavra deselegante usada para se referir à educação. Zuleica disse que sempre, em todas as gestões, todos os secretários que passaram pela pasta não mediram esforços para fazer o melhor pela educação. “Uma educação melhor se faz buscando melhorias, buscando recursos e não voltando ao passado e olhando para o que não foi feito” finalizou.
Foto: Divulgação/CVSBS





