POLÍTICA: 150 anos…Pescaria…Josnei…Tancredo
Muitos Políticos
Não são poucos os eventos realizados em São Bento do Sul e na Microrregião nos fins de semana. Na maioria deles, cada vez mais é constatada a presença de pessoas ligadas à política. Interessados nas disputas previstas para 2024, quando acontecem as eleições municipais, começam a “marcar território” visando colocar seus nomes para avaliação do eleitor.
Propostas
Mas, por enquanto, tudo que ocorre fica na especulação ou “balão de ensaio” de nomes que podem nem ser aprovados pelos partidos. Também se percebe que, até o momento, poucos dos pretensos candidatos, têm apresentado qualquer tipo de proposta para construção de uma plataforma que leve à conquista da confiança do eleitor.
Majoritárias
Tem gente falando em nome de partidos renomados da cidade sobre possíveis nomes para composição de majoritária visando as eleições de 2024. Em alguns partidos tem gente que pode até falar, mas a decisão mesmo vem de cúpulas experientes e que “bancam” campanhas. O Progressistas, por exemplo, decide o candidato com a linha do molinete esticada e poucos são convidados para a pescaria, quando de fato o “martelo é batido”. Então, melhor uns e outros colocar freio na língua pra não queimar ainda mais o filme!
150 anos
A vereadora Carla Hofmann (PSD) está um tanto preocupada com relação aos eventos alusivos aos 150 anos de São Bento do Sul. Entende que até o momento não houve evento que tenha sido organizado pela administração municipal, apenas alguns realizados por entidades do município que foram colocados no calendário oficial.
Expoama
Carla destacou para O Jornaleiro que vai trabalhar para ajudar naquilo que for possível para a realização de eventos da cidade, como por exemplo, a Expoama. Mas a vereadora entende que é preciso usar mais a criatividade tanto nos setores de Cultura e Turismo quanto na coordenação das festividades para a data. E olha que para o 23 de setembro falta pouco mais de quatro meses.
Josnei
O ex-vereador de Campo Alegre, Josnei Rogério Cchaloupeck (UB), deve voltar a disputar uma vaga no Legislativo no próximo ano. Ele, que concorreu na majoritária como candidato a vice-prefeito na chapa com o saudoso Sebastião Kons (PP), não deve ficar de fora da campanha eleitoral. Vai mesmo à vereança com boas possibilidades de voltar à Câmara Municipal.
Mas, qual sigla?
Essa é uma situação emblemática que o União Brasil parece estar vivendo em Campo Alegre. Muitos falam nos corredores, mas nunca decidem sobre a questão de o também ex-vereador Raul Johanson ter deixado a campanha de lado em 2020 para apoiar outra candidatura. Muitos falam do assunto, mas até o momento parece que ainda existem pendências que precisam ser sanadas para a sigla concorrer em condições de chegar bem no próximo ano.
Definição
Outra questão é que o PSD está praticamente decidido a concorrer para a prefeitura com o ex-prefeito Rubens Blaszkowsky. E um acerto com o Progressista, levando o vereador Tancredo Ronscka (FOTO), de vice, estaria concretizado. Resta saber se Josnei vai manter a fidelidade com Blaszkowsky estando no UB, ou vai trocar de sigla para voltar à disputa.





