Chuva volta a SC e traz risco alto de inundações

 Chuva volta a SC e traz risco alto de inundações

Estadual – A chuva voltou a cair em Santa Catarina na noite desta quarta-feira (11) e o fenômeno deve continuar até a noite de quinta (12), alertou a Defesa Civil. Há risco alto de inundações por causa do acumulado de água, avisou o órgão.

Desde 3 de outubro, o estado registra estragos por causa das fortes chuvas. Em todo estado, até terça (10), 12 mil ficaram desabrigados. Duas pessoas morreram por conta de ocorrências e um bebê se feriu.

A Defesa Civil alertou para a possibilidade de acumulados de 70 a 100 milímetros de chuva em Santa Catarina entre as noites desta quarta e quinta. A média de chuva esperada para todo o mês de outubro no estado é de até 230 milímetros, conforme a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas no território catarinense. Porém, por causa dos acumulados dos últimos dias, o risco de inundação é alto em todo o estado. Deve chover menos apenas nas áreas próximas à Argentina no Oeste catarinense.

Com isso a Defesa Civil orienta:

evitar contato com a água de alagamentos

não dirigir em áreas alagadas

ter cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões

Situação das chuvas em SC

Santa Catarina tem 138 municípios com danos causados pela chuva, conforme divulgou o governo do estado na noite desta quarta. Pelo menos 98 cidades decretaram situação de emergência até 18h, a maioria delas no Vale do Itajaí.

Nesta quarta, os ministros Waldez Góes e Marina Silva se reuniram com prefeitos do Vale do Itajaí, uma das regiões mais afetadas pelas cheias dos últimos dias, para a assinatura do Pacto pela Governança da Água. O programa busca aprimorar a gestão dos recursos hídricos no estado, e tem como um dos objetivos acompanhar a segurança das barragens.

Fonte: G1

Foto: Nando Borges

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial