DEZENA DE FATOS: Desacato…Schramm…Banda…Paróquia
SONY DSC
Desacatou servidor público
Não tem sido tarefa das mais fáceis às equipes de Assistência Social da região tratar com moradores de rua. Muitos desses moradores, escolhem viver perambulando pelas ruas e pernoitando em lugares inadequados. Por volta das 23h30 de domingo (1) a Polícia Militar registrou mais uma ocorrência envolvendo a situação. Foi registrada uma ocorrência de desacato na Rua Antônio Cunha, na cidade de Jaraguá do Sul onde um servidor público da pasta de Assistência Social informou aos policiais que estava sendo desacatado por outro homem de 32 anos morador de rua que estava dormindo em um gramado em frente à rodoviária. O funcionário público foi oferecer um abrigo, passou a ser desacatado pelo morador de rua. Os policiais conversaram com o mesmo e preencheram um Termo Circunstanciado para que ele compareça em juízo a fim de se explicar.
Energia elétrica terá aumento em setembro com bandeira vermelha
Consumidores de todo Brasil devem ficar atentos aos gastos com energia elétrica. Pela primeira vez, em pouco mais de três anos, foi acionada a bandeira vermelha patamar 2. Uma das razões para a mudança de bandeira está na escassez de chuva registrada nos últimos tempos. Essa “seca” deve seguir pelo menos até o fim do mês de setembro.
Recapeamento asfáltico na rua Schramm
A Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, informa que as equipes de trabalho estão retornando nesta segunda-feira para dar sequência aos trabalhos de recapeamento asfáltico na rua Schramm, que liga o Centro da cidade às regiões de Rio Vermelho e Serra Alta. Os trabalhos estão iniciando nas imediações da Verdureira Denk e devem seguir até o começo da serrinha, que faz a ligação ao bairro Schramm. É, portanto, solicitado aos motoristas que busquem rotas alternativas e redobrem a atenção ao trafegar pela via, a mesma poderá ficar interditada temporariamente ou operar no sistema de “pare e siga”.
Banda Marcial continua com promoções
A Banda Marcial da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, de São Bento do Sul, segue com as promoções visando angariar fundos para uma viagem internacional. A próxima promoção será uma feijoada aberta para participação de toda comunidade regional. Os cartões estão sendo comercializados pelos integrantes da banda e seus familiares, contando ainda com a participação dos integrantes da APP e da comunidade em geral que se engajou no projeto para ajudar os estudantes. Apesar de ainda estar longe de conseguir todos os recursos para o projeto, componentes e dirigentes estão otimistas para que a experiência prevista para viajar ao Chile e à Argentina aconteça.
Dez anos da Paróquia em Serra Alta
Fim de semana foi de comemoração para a comunidade de Serra Alta. O pároco, Padre Humberto Zanini, recebeu várias famílias nas celebrações para fazer alusão aos dez anos da instituição da igreja como Paróquia. Um dos convidados ilustre foi o padre Odair José Pozenatto, que presidiu a celebração da missa na noite de sábado, dia 31. Foi nesta data no ano de 2014 que a Capela São José deixou de existir passando ao status de Paróquia. Padre Humberto agradece a comunidade que tem se empenhado para ajudar no desenvolvimento dos trabalhos e atividades ao longo dos dias na Paróquia e convida as famílias a continuar participando das celebrações. (Foto de capa: Divulgação/Paróquia São José)
Dedução de despesas com educação deve ter novidades
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) analisa amanhã o projeto que permite a dedução integral, no Imposto de Renda, dos gastos com educação de pessoas com transtorno do espectro autista, independentemente da instituição em que estudarem. Se aprovado, o PL 1.726/2019 seguirá para votação da Câmara dos Deputados. Apresentado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), o texto prevê que os gastos com educação de pessoas com transtorno do espectro autista serão considerados, para fins do Imposto de Renda, como despesas médicas, que podem ser deduzidas integralmente do imposto devido, e não como despesas educacionais, cuja dedução estava limitada ao valor anual máximo de R$ 3.561,50 em 2023. Atualmente, vigora regra idêntica para pessoas com deficiência que estudam em instituições especializadas.
Pinturas de faixas e melhorias de segurança
O fim de semana foi de trabalho intenso para as equipes do Departamento de Trânsito Urbano, o Detru, de SBS. O motivo foi a necessidade urgente de garantir a pintura de faixas e sinais de segurança nas ruas José Ruckl e Estrada das Neves, as quais ligam o centro da cidade ao bairro de Serra Alta e saídas para Corupá e Jaraguá do Sul com acesso para a BR-260. Nesta semana alguns complementos ainda devem ocorrer, chamando atenção aos motoristas e moradores que residem pela região para que fiquem atentos à presença de profissionais e equipamentos nessas vias.
Sucesso absoluto no Hamburger da Apae
O Hamburger da Apae, entregue no sábado para mais de 500 pessoas, foi mais um evento coroado de sucesso com a participação da comunidade de SBS. O evento é realizado anualmente e visa angariar fundos para investimentos nos trabalhos desenvolvidos pela Escola Especial de São Bento do Sul. Um grupo com mais de 40 voluntários se revezou nos trabalhos durante todo o dia de sábado a fim de garantir que a promoção fosse realizada com sucesso. A diretoria da escola especial e da Apae agradecem a todas as pessoas e famílias que ajudaram mais uma vez nesta campanha solidária e convida as pessoas que ainda não conhecem a escola especial para acompanhar in loco o quanto ela se desenvolveu e continua ajudando no desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais em SBS.
Atenção redobrada com a saúde no RS
O Fundo das Nações Unidas para a Infância, o UNICEF, faz um importante alerta para todas as famílias gaúchas: garantir o bem-estar e a saúde das crianças e adolescentes é uma prioridade. Neste período de pós-enchentes e retorno às casas, é preciso manter cuidados com a água potável, práticas de higiene e limpeza, alimentação, condições de moradia e aglomerações, reforça o fundo. O Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) no estado garante a qualidade da água que chega aos imóveis por meio de análises constantes e monitoramento diário. Mais de dois mil testes foram feitos e a água distribuída hoje à população está 100% segura para consumo. As famílias devem estar atentas, especialmente, às condições de higiene para proteger as crianças e adolescentes. Após as enchentes, o retorno às residências traz riscos como infecções e doenças transmitidas pelo contato com animais, solo, lama e água contaminada, como a dengue e a leptospirose. Transmitida pela urina de animais infectados, a leptospirose é uma das doenças que pode surgir neste período.
Profissional de Educação Física
Ontem, dia primeiro de setembro, foi dia de um profissional cada vez mais requisitado e cada vez mais necessário pelo bem da saúde física e mental. Profissionais de educação física ganham cada vez mais destaque em um momento que as pessoas descobrem a necessidade de cuidar da saúde física a fim de preservar também a integridade mental. A região é rica em bons profissionais, contando ainda com formações universitárias de várias instituições presentes e que ajudam a colocar novos profissionais no mercado. Então, como de praxe: parabéns a todos os profissionais da área.




