INCÔMODO: Pedintes levam pessoas ao constrangimento
São Bento do Sul – Uma reclamação recorrente, em especial no Centro da cidade, tem chamado atenção nos últimos tempos. Desde o ano de 2024 o número de pessoas pedintes, alguns que se tornaram moradores de rua, tem aumentado na cidade. Na área central chama atenção que, pelo menos uma dúzia de pessoas, aparentemente oriundas de outras cidades, se instalaram na Rodoviária.
Não param de chegar reclamações acerca da presença dessas pessoas que passam o dia pedindo, em geral dinheiro, para quem passa. “Tem casos que chegam ser hostis com as pessoas que não contribuem. Fica muito chato e até preocupante pela questão da segurança”, disse um profissional que trabalha na região.
O que se observa ainda é que as pessoas que estão nesta condição, utilizam o dinheiro que recebem como doação para comprar bebida alcoólica, que é ingerida no mesmo espaço onde passam a noite. Durante o dia, quando não estão pedindo, estão em conversas de grupo ou jogando cartas. A noite alguns moradores têm reclamado de momentos de algazarra promovidos no local.
Algumas pessoas que trabalham na região ou moram nas proximidades, alegam que várias vezes a Polícia Militar foi acionada, em especial quando as algazarras estão acontecendo. “A Polícia vem, mas a gente sabe, e entende, que eles (policiais) não podem fazer mais do que colocar ordem e acabar com o barulho. É preciso um trabalho mais pontual, como saber quem são essas pessoas, se têm família, se estão dependentes e tomar as providências possíveis”, disse uma moradora da região.
A reportagem de O Jornaleiro ainda vai levantar mais informações sobre o caso e abordar para conhecimento do internauta, inclusive buscando parecer da Secretaria da Assistência Social.
Foto: Luzardo Chaves/O Jornaleiro





