RUA: Romualdo Quint será licitada em breve
São Bento do Sul – Moradores da rua Romualdo Quint, localizada no bairro Rio Negro, foram acordados com um estrondo por volta das 4 horas da manhã de uma sexta-feira, mais precisamente no dia 12 de julho de 2024. Se tratava de um desmoronamento da via que teve uma cratera aberta afetando cerca de 50 metros de extensão.
Desde então alguns moradores estão impedidos parcialmente de entrar em suas casas, tendo em vista a cratera ter chegado próxima da calçada e obstruindo a entrada com qualquer tipo de veículo automotor.
Na ocasião, agentes da Defesa Civil local e do estado, bem como equipes da Secretaria Municipal de Obras, estiveram presentes para avaliar a situação.
A via foi interditada até que a recuperação ocorresse. O governo municipal divulgou que estaria encaminhando projeto ao Governo Federal na tentativa de sucesso na conquista de recursos para a obra. Porém, passados os meses a sinalização foi negativa.
Todos os laudos foram redigidos para que a busca de recursos pudesse se acelerar a fim de devolver a normalidade no trânsito local, especialmente pelo fato de estar em obras para pavimentação. Várias situações foram abordadas, incluindo uma provável nascente que reascendeu no subsolo e acabou minando o terreno com humidade até ocorrer o deslizamento.
Recursos próprios
Nesta semana o prefeito Antonio Tomaizni (PL) informou que a prefeitura vai injetar recursos próprios, os quais já estão devidamente reservados para a obra. O edital para a licitação deve ficar pronto nos próximos dias, com previsão de investimento máximo no valor de R$ 1.816.663,98, com um cronograma de seis meses para execução. “Teremos movimentação de terra a construção de três muros de gabião com pedras em forma de gaiolas”, disse o engenheiro Bruno Seefeld, Secretário Municipal de Planejamento e Urbanismo.
Todos os estudos foram feitos no sentido de anexar documentos no projeto para que a obra seja tão segura e eficaz quanto outras, a exemplo da rua Jaraguá do Sul, concluída em 2024.
O edital deve estar pronto em breve para que a licitação ocorra entre fim de abril e começo de maio.
Fotos: Luzardo Chaves/O Jornaleiro





