190 anos da PM comemorados em grande estilo

 190 anos da PM comemorados em grande estilo

São Bento do Sul – Como nas demais cidades onde estão presentes os Batalhões ou Companhias de Polícia Militar, em São Bento do Sul a terça-feira (6) foi de comemoração da instituição com a sociedade civil organizada. Os 190 anos da Polícia Militar contou com solenidade oficial na sede do 23º Batalhão estabelecido na Avenida dos Imigrantes. Evento ocorrido no fim da tarde reuniu várias lideranças.

A Polícia Militar Catarinense foi criada por iniciativa de Feliciano Nunes Pires, então Presidente da Província de Santa Catarina, através da Lei Provincial Nº 12, de 05 de maio de 1835, com a nomenclatura de “Força Policial”, denominação que lhe foi conferida na época. Com um grupo de 27 homens já preparados para substituir os ineficazes Corpos de Guardas Municipais Voluntários, então existentes, a força que chega perto de dois centenários passou a existir oficialmente.

A Polícia Militar chegava com a missão de manter a ordem e a tranqüilidade públicas e atender às requisições de autoridades judiciárias e policiais. Sua área de atuação ficava restrita à vila de Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis) e distritos vizinhos. Parte do histórico da Polícia Militar foi lido pelo Major Stanchack, subcomandante do Batalhão, para conhecimento de todos os presentes.

Durante a solenidade o comandante do 23º, Tenente/Coronel Velozo, destacou a relevância dos trabalhos da instituição, bem como agradeceu ao apoio e confiança da sociedade organizada de São Bento do Sul e microrregião, já que Rio Negrinho e Campo Alegre estão subordinadas diretamente a São Bento do Sul. “A Polícia Militar é imprescindível para o bom funcionamento das ferramentas de segurança em benefício da comunidade. Conseguimos, por meio do trabalho diário, bons índices com relação a combater a criminalidade e manter a ordem. Também a parceria com a comunidade, a exemplo do Proerd e em questões ambientais fortalece o compromisso em prol das pessoas”, disse.

Honrarias

Autoridades participaram da entrega de reconhecimento por tempo de serviço prestado por profissionais da PM na região

Durante a solenidade ainda houve entrega de medalhas pelo tempo de serviço aos profissionais que completaram 10, 20 ou 30 anos de carreira. Também foram entregues medalhas de bravura e para civis escolhidos como “Amigos da Polícia Militar”. Essa última, medalha entregue às pessoas ou entidades que fizeram a diferença por meio dos seus trabalhos e ações para ajudar fortalecer a Polícia Militar nos trabalhos realizados no dia a dia. O prefeito Antonio Tomazini foi um dos agraciados com a honraria.

Presidente da OAB local, advogado Maurício Willemann participou da entrega de medalhas
Vereador Gilmar Pollum, presidente da Câmara Municipal, participando do evento
Major Stanchack recebe mais uma medalha de honra do comandante, Tenente/Coronel Velozo
Prefeito Tomazini agora é “Amigo da Políkcia Militar” oficialmente.
Comandante, Tenente/Coronel Velozo, falando da importância e eficiência da PM catarinense
Prefeito de São Bento do Sul, Antonio Tomazini, também enalteceu o trabalho da PM para a sociedade local
Policial Militar da reserva remunerada, vereador de Campo Alegre, Fábio Kuhnen, ao lado do Policial Malachovski, atual comandante da cidade

Fotos: Luzardo Chaves/O Jornaleiro

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial