TEA: Tomazine lamenta que assunto tenha sido usado politicamente
São Bento do Sul – Em uma coletiva de Imprensa que contou com a participação de veículos da imprensa, Secretário da Saúde e profissionais da área, profissionais da Educação, Prefeito e vice e comunidade envolvida, Tomazine lamentou que o assunto que trata de uma proposta para atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na cidade, tenha sido usado na Câmara de Vereadores politicamente. Segundo ele, não dá para entender como o assunto tomou essa proporção: “Precisa ser visto pelo ponto da necessidade das pessoas e não pelo aspecto político como está acontecendo “, destacou.

Durante a coletiva, em sua fala, Tomazine informou que se trata de uma proposta inédita no estado de Santa Catarina e que vai contar com profissionais específicos para cada área que apresenta necessidade dentro do setor de atendimento às pessoas com TEA.
A equipe do gabinete trouxe dados atualizados de Santa Catarina e sobre o número de pessoas com TEA em São Bento do Sul. Os números apontam 573 laudos oficiais na cidade.
Depois de levantamento feito pelo poder público do município, onde foram detectadas uma série de fragilidades, dentre as quais se incluiu a falta de diagnóstico precoce, inexistência de planejamento integrado entre as secretarias e a falta de estrutura física e pedagógica para realização dos trabalhos, decidiu-se por buscar uma solução.
Chegou-se à conclusão de que para um atendimento eficiente, é necessário que seja feito um trabalho em rede com todos os setores interligados para que as informações cheguem de forma clara e transparente para todos, em especial às famílias das pessoas com laudo positivo para o TEA.
TAC
Outra situação que foi clareada durante a coletiva, é a questão do Termo de Ajuste de Conduta que a Prefeitura precisa cumprir junto ao Ministério Público de SC e de São Bento do Sul. A intenção ainda é que a prefeitura tenha o programa oficializado em Lei para que haja recursos previstos para seguir com o trabalho no setor.
Casa do Autista
Atualmente 104 pessoas estão inscritas no local, que oferece atendimento às pessoas com TEA. Somando as 64 pessoas que são atendidas pelo Caesp/Girasol/Apar, chega-se ao número de 168 pessoas com TEA, que recebem atenção na cidade.
O novo formato começa na próxima segunda-feira, logo, o último dia de atividade coordenada pela AMA foi esta quarta-feira (18).
Nove profissionais estarão à disposição no mesmo endereço onde os autistas vinham sendo atendidos.
Foto: Luzardo Chaves/OJornaleiro





