COLUNA POLÍTICA: Mariani…TRE…brigas…Tomazini
Tá fora!
Mauro Mariani (MDB) reafirmou para O Jornaleiro que não vai mais disputar cargos eletivos. Segundo ele, já contribuiu e segue trabalhando politicamente, mas sem intenção e projeto de voltar às disputas nas eleições de 2026.
Região madura
Mauro destaca algo que não chega ser novidade no Planalto Norte: a maturidade do eleitor e dos partidos pode fazer a diferença na eleição de lideranças locais. Segundo ele, de Campo Alegre até Canoinhas é possível eleger mais nomes, basta um projeto coerente.
“Estrada boa”
Jorginho Melo (PL) segue em ritmo de “campanha eleitoral”. O programa denominado “Estrada Boa” promete R$ 8 milhões para investir em vias de São Bento do Sul. A oficialização por parte do governo ainda não chegou, mas, se vir, espera-se que seja para antes das próximas eleições.
Nada do TRE
Parece que as determinações do STF que mudaram novamente as avaliações quanto as sobras dos votos não serão seguidas por todos os Tribunais Regionais Eleitorais. Em Santa Catarina o Tribunal não se manifestou no sentido de mudar a situação, o que faria alçar Sílvio Dreveck (PP) para Brasília. Parece que “não vai rolar”.
Por outro lado…
…caso ocorresse essa mudança, Dreveck teria pouco tempo para trabalhar, quase nada de possibilidade de direcionar recursos e ainda teria que abrir mão de disputar uma vaga na Alesc para disputar na Câmara Federal, naturalmente. Cá entre nós, a essa altura, melhor ficar como está.
“Menos Batista!!!”
Diria o Professor Raimundo sobre as certezas que alguns políticos com cargos eletivos têm sobre o sistema e os correligionários parceiros. Tem coisa acontecendo que não está sendo possível entender. A chamada “bola nas costas” segue sendo chutada. Mas, quem leva a bolada parece não ver e nem sentir dor.
Na Câmara
Tem gente na espreita pra saber como vão se comportar os vereadores em São Bento do Sul nesta semana. A anterior foi de brigas, ataques e até ofensas, nada saudável para a saúde política. A turma que gosta de “jogar gasolina” fica, normalmente, esperando a hora de apertar o “gatilho na bomba”.
Vem novidades?
O prefeito Tomaizni (PL/FOTO) pode apresentar novidades nas próximas semanas. Há quem diga, pelos corredores do poder, que ele não está contente com algumas posturas internas e nem com alguns desempenhos profissionais.
Prometeu
No começo do ano 2025 o prefeito voltou a dizer que daria mais uma oportunidade para alguns integrantes do governo e que o primeiro semestre seria de avaliação. O tempo passou. Será que roda alguém?
Não confere
Alguém que já integrou a equipe de Tomazini, em especial na confecção do Plano de Governo, disse para O Jornaleiro que a tal proposta de criação de emendas parlamentares aos vereadores não estava no Plano, assim como vinha sendo ventilado. E, pelo jeito, abortou-se a ideia.





