MULHER: Conferência trata do bem estar e direitos
3ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres destaca avanços e reforça compromisso com a igualdade em São Bento do Sul
São Bento do Sul – A 3ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de São Bento do Sul é marcada por reflexões, propostas e reafirmações de compromisso com o fortalecimento das ações voltadas às mulheres do município. Evento sendo realizado nesta terça-feira (16), tendo começado às 7h30 e seguindo até às 17 horas na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento. O evento reúne autoridades, lideranças comunitárias e representantes de diversos segmentos da sociedade civil.
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a conferência aborda os desafios e avanços na construção de políticas públicas voltadas à equidade de gênero. A abertura contou com a presença da primeira-dama, Mônica Tomazini, que destacou a importância do protagonismo feminino em todos os espaços da sociedade. “A mulher tem um papel essencial não apenas dentro de casa, mas na construção de um futuro melhor para todos. Buscar o seu espaço com dignidade, sabedoria e equilíbrio é também trabalhar para oferecer o melhor de estrutura à sua família, ao lado do marido, como parceria e construção conjunta”, afirmou.

Também esteve presente a secretária de Assistência Social, Marina dos Santos (PL), que ressaltou o papel fundamental das políticas públicas no cumprimento aos trabalhos que reconheçam a importância das mulheres. “Valorizamos e fortalecemos os serviços voltados para a mulher em nosso município. Cada ação, cada projeto, é um passo em direção à equidade e ao respeito. A cidade segue avançando, inclusive com a construção de uma casa abrigo para a mulher e outras ferramentas que ajudam cada uma no dia a dia”, destacou Marina.
Durante o encontro, são discutidos temas como saúde da mulher, segurança, combate à violência doméstica, inserção no mercado de trabalho, educação e representatividade política. O público, formado por 140 mulheres inscritas previamente, participou ativamente das rodas de conversa e dos grupos de trabalho, que resultaram em propostas a serem encaminhadas para a etapa estadual da conferência.
Além das autoridades citadas, o evento contou com a participação das vereadoras Cátia Friedrich (Procuradora da Mulher na Câmara Municipal), e Terezinha Dybas, além de representantes da rede de proteção à mulher (Rede Catarina da Polícia Militar), profissionais da área de saúde, educação, segurança e cidadãs engajadas nas causas sociais.

A conferência reafirma a importância de espaços democráticos para a escuta e formulação de políticas voltadas às mulheres, respeitando suas diversidades e especificidades. Desde o início da Conferência foi perceptível o sentimento de união e o desejo coletivo de construir uma cidade mais justa, com mais oportunidades e respeito para todas as mulheres.
Foto: Luzardo Chaves/O Jornaleiro





