RESENHA DA MANHÃ: CDL…saúde…Stammtisch…autismo

 RESENHA DA MANHÃ: CDL…saúde…Stammtisch…autismo

Comércio

Câmaras de Dirigentes Lojistas da microrregião na expectativa de aquecimento no comércio por conta da aproximação de data do dia dos pais. Não é uma data em que se movimenta muito o comércio, mas sempre dá uma “mexida”. Normalmente, para esta data, lojas de armarinhos, tecidos e perfumarias são as que mais vendem.  

Mais informações

Ainda existe muita reclamação por parte de pacientes e familiares de pacientes que são levados para receber atendimento em outras cidades de Santa Catarina e até do Paraná. Contribuintes começam lembrar da época em que a Secretaria de Saúde de São Bento do Sul comprava os serviços do Hospital do Rocio, na cidade de campo Largo. Não havia reclamação e o tempo de resposta, incluindo logística de transporte e espera por atendimento, era mais rápido do que atualmente.  

Outra situação

A Secretaria de Saúde precisa começar informar à população, o porquê de levar para cidades mais distantes, como Brusque e Florianópolis, quando os mesmos procedimentos (especialidades) são realizados em cidades mais próximas como Joinville, Mafra e Itajaí. O que falta, e muito, é informação precisa.

Stammtisch

Representantes da Associação de Turismo Rural Caminhos da Serra, de Campo Alegre, estiveram na Câmara de Vereadores na noite de segunda-feira para iniciar a divulgação da 3ª Edição da Stammtisch – Festa dos Amigos. Segundo o presidente, Dilmar Luiz Mathes (Foto de capa), O evento está sendo organizado para o dia 16 de agosto, desta vez tendo como palco o “Calçadão da Cascatinha”. De cada grupo que pagar a inscrição para o evento, R$ 80 do valor será destinado para as obras sociais do Instituto Campos Verdejantes.

Rodoviária em Campo Alegre

O governo municipal informou que vai começar a reforma e restauração do prédio onde está sediada a rodoviária da cidade. Mas, seria importante começar a desenhar um projeto para a manutenção e como será a utilização do espaço, tendo em vista o baixo número de ônibus que passam ou param pelo centro da cidade.

Tudo resolvido?

Também em Campo Alegre, soa um tanto estranho o assunto “Autismo” ter ficado mais de lado. Em 2023 e 2024 a então prefeita Alice Grosskopf (MDB) chegava ser atacada na Câmara Municipal, inclusive com manifestação de pessoas que se diziam batalhadoras pela causa e que estavam na composição de uma Associação. Gente que usou a tribuna na Câmara chegou a disputar a eleição de 2024. Tudo resolvido?

Dizem por lá…

…que a tal Associação, desde o início, teve dificuldades por conta da falta de conhecimento e habilidade de alguns integrantes em, de fato, lutar pela causa e buscar o diálogo e a transparência. Tanto que se fala da existência pessoas com autismo de Campo Alegre, matriculadas na rede municipal de educação de São Bento do Sul para receber os benefícios oferecidos pela cidade vizinha. Internamente, há uma discussão sobre o espaço disponibilizado para a entidade, comando e prestação de contas em detalhes dos recursos repassados e promoções realizadas em prol da causa.

360 mil vagas

Esse é o número de postos de empregos abertos em Santa Catarina nos últimos 5 anos. O estado foi um dos que mais gerou empregos nos últimos anos. O mercado de trabalho segue aquecido, mas a comunidade empresarial também está na linha de apreensão absoluta por conta da instabilidade diplomática entre Brasil, EUA e alguns países da Europa.

Controverso

Presidente Lula, em uma de suas falas no Chile, disse que o Brasil é um dos países que mais defende a democracia no mundo. Salientou que o país é destaque em promover a liberdade para todas as pessoas onde todos podem se manifestar livremente e participar das decisões importantes, a começar pelas eleições diretas. Muitos, após tal discurso, se perguntavam “de qual país Lula estava falando”.

Preocupações com a juventude

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram um cenário preocupante: um em cada sete jovens entre 10 e 19 anos sofre com algum transtorno mental. Depressão, ansiedade e distúrbios comportamentais estão entre as principais causas de incapacidade nessa fase da vida. Ainda que a genética tenha influência, o ambiente marcado por exclusão, negligência institucional, insegurança econômica e, mais recentemente, o isolamento social durante a pandemia – costuma ser o principal gatilho para o surgimento ou agravamento dos transtornos. Outro ponto de atenção é o uso precoce de álcool e drogas. O consumo de substâncias como maconha antes dos 15 anos está relacionado ao risco de neurotoxicidade e alterações em circuitos cerebrais.

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial