COLUNA POLÍTICA: Prés…Gabriel…Emhab…Chico

 COLUNA POLÍTICA: Prés…Gabriel…Emhab…Chico

“Mijando no poste”

Não são poucas as visitas de “paraquedistas” que a microrregião está recebendo nos últimos dias. Pré-candidatos à Alesc, principalmente, têm visitado as lideranças políticas, empresariais e comunitárias na tentativa de firmar compromissos para ter cabos eleitorais fortes.

Visitas inéditas

Momentos antes da Sessão Ordinária da Câmara de Campo Alegre os vereadores receberam duas visitas. Juliana Maciel (PL), prefeita de Canoinhas, e o atual deputado estadual Pepê Colaço (PP). Chegaram de surpresa para uma conversa com os vereadores. Claro, pedindo apoio para o próximo ano.

Tentativas

O presidente da Associação Empresarial de São Bento do Sul, Gabriel Weihermann, recebe semanalmente pedidos de assessores e até de deputados, estaduais ou federais, para que ele, o presidente, organize encontros com os empresários a fim de possibilitar “prestação de contas” dos parlamentares.

Aqui não!

Gabriel é enfático: “Atenderei a todos, afinal é minha função e faz parte da diplomacia receber bem às pessoas. Estou à disposição todas as tardes de quartas-feiras para conversar. Agora, organizar reuniões para campanhas políticas, isso não vai acontecer”, disse.

Local

O presidente empresarial tem em seu entendimento que o eleitor é livre, mas que existe a necessidade de conscientização sobre votar em candidatos da cidade ou da microrregião. “Precisamos de representantes próximos da gente para que nossas demandas sejam apresentadas e defendidas”, pontua.

De penca

Alguns políticos, com visão mais à frente, opinam que para evitar “uma penca” de candidatos da microrregião à Assembleia Legislativa, somente com a candidatura de Antonio Tomazini (PL). Por ser a principal referência na atualidade, poderia inibir e desencorajar alguns que, mesmo com pouca densidade eleitoral, querem concorrer.

Olho na grana

Tem aqueles que pensam que ser candidato (a) rende um bom dinheiro. O detalhe é que a maior parte dos recursos nem chega a cidades menores e aos candidatos com pouca expressão. Que o diga a grande maioria dos candidatos e candidatas que disputaram o pleito em 2022. Tem gente com pendência até hoje.

Emhab

Se tem um setor da administração pública que está surpreendendo com o novo comando, é a Empresa Municipal de Habitação. Airton Ramos, jornalista por formação, demonstra uma versatilidade pouco comum à maior parte dos ocupantes de cargos em comissão. Pela primeira vez nos últimos 25 anos, a Empresa mostra funcionalidade.

“Sem brigas”

O vereador Francisco Kuhnen Neto (MDB/Foto), de Campo Alegre, “deu a letra” logo que assumiu a Palavra Livre na Sessão Ordinária de segunda-feira (4). “Hoje vamos manter a paz e seguiremos sem brigas”. A fala veio após várias conversas e entendimentos sobre a necessidade de o Legislativo seguir fiscalizando e cobrando o Executivo, mas sem a necessidade de confrontos mais ácidos entre os pares.

E foi assim…

…uma Sessão tranquila, mesmo com uma série de cobranças feitas por vereadores da oposição. Uma Sessão que pode ter apontado a direção a ser seguida, não permitindo que as rusgas pessoais e partidárias interfiram no trabalho que está sendo acompanhado de perto pelo contribuinte.

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial