SETEMBRO AMARELO: Prevenção ao suicídio

 SETEMBRO AMARELO: Prevenção ao suicídio

São Bento do Sul – O mês de setembro é marcado por campanhas de prevenção ao suicídio. Durante todo o mês, ações buscam promover o diálogo sobre saúde mental, combater tabus, diminuir estigmas e incentivar as pessoas a procurar e oferecer apoio, acontecem no mundo todo.

No Brasil, a iniciativa começou em 2015 e vem ganhando força a cada ano, lembrando a todos, que falar sobre saúde mental é fundamental.

Sinais de alerta

Muitas vezes, os sinais de que algo não vai bem parecem invisíveis, mas pequenas mudanças podem ser um pedido de ajuda:

  • Alterações no sono ou na alimentação;
  •  Isolamento social;
  • Aumento no consumo de álcool ou drogas;]
  • Queda no desempenho escolar ou profissional.

Ajuda

Se você está passando por um momento difícil, saiba que não está sozinho. Conversar com amigos, familiares, colegas de trabalho ou com alguém de confiança pode ser o primeiro passo.

Apoio psicológico.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) está disponível 24 horas, gratuitamente, pelo telefone 188. O atendimento é sigiloso e anônimo.

Apoio

Às vezes, o que uma pessoa mais precisa é de alguém que escute sem julgamentos. Esteja presente, ofereça suporte com um gesto de gentileza, uma conversa ou simplesmente mostrando que se importa. Incentive a busca por ajuda profissional.

A Prefeitura de São Bento do Sul apoia esta causa e está à disposição da comunidade. Durante o mês serão divulgadas ações de conscientização que acontecerão no município.

Vamos juntos fortalecer a vida e o cuidado com a saúde mental.

Informações: Ascom/PMSBS

Foto: Divulgação/Freepik

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial