Autorizada gestão da UPA de São Bento do Sul ao IMAS

 Autorizada gestão da UPA de São Bento do Sul ao IMAS

São Bento do Sul – A Prefeitura de São Bento do Sul oficializou, na tarde desta quinta-feira (4), a Ordem de Serviço que autoriza o início da gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS). O ato contou com a presença do prefeito Antonio Tomazini (PL), do vice-prefeito Tirso Hümmelgen (UB), além de secretários municipais e diretores da instituição de saúde.

Com investimento inicial de R$ 9 milhões na estrutura da UPA, a administração municipal assinou contrato que prevê o repasse de R$ 67,7 milhões ao IMAS pelos próximos cinco anos, período em que a entidade ficará responsável pela operação da unidade, totalizando 60 meses de trabalho.

Vice prefeito

Tirso lembrou o começo da gestão quando “nem projeto existia”

Durante o ato, o vice-prefeito Tirso relembrou as dificuldades enfrentadas no início da atual gestão. Segundo ele, ao assumir o cargo descobriu-se que sequer havia projeto técnico para a construção da UPA. “Foi preciso correr contra o tempo para não perder recursos já assegurados. Hoje, conseguimos entregar uma obra estruturada e, agora, garantimos que a gestão seja feita por uma instituição com experiência em saúde”, destacou.

Prefeito

O prefeito Tomazini ressaltou a importância do início das atividades da unidade para desafogar o sistema de urgência e emergência do município. “Vamos ajudar naquilo que for preciso para que os trabalhos sejam iniciados ainda em setembro. Estamos agilizando com a Casa Civil para tentar a vinda do governador, Jorginho Melo, no dia 23 de setembro, para inauguração no dia do aniversário da cidade”, disse o prefeito.

Prefeito enalteceu o trabalho realizado em equipe para viabilizar a obra e o funcionamento dos serviços à população

Tomazini também reforçou o peso simbólico e prático da entrega para a população. Para ele, será uma nova fase para a saúde na cidade, onde o atendimento será agilizado e organizado, desafogando a entrada principal do Hospital e Maternidade Sagrada Família. “A UPA representa um avanço expressivo na saúde de São Bento do Sul. Queremos inaugurar este espaço com o reconhecimento de todos que contribuíram para tornar essa ferramenta uma realidade”, afirmou.

Para o presidente do IMAS

Walmiro Charão, presidente do Instituto fez questão de estar presente na assinatura da Ordem de Serviço

O presidente do IMAS, Walmiro Charão, destacou o compromisso da entidade em oferecer empatia e qualidade no atendimento aos usuários. Segundo ele, a experiência acumulada em outras cidades no Brasil, onde o Instituto administra Unidades de Pronto Atendimento, dará suporte para que São Bento do Sul receba um serviço humanizado e eficiente. “A missão do IMAS é garantir que cada paciente seja tratado com respeito, cuidado e agilidade. Acreditamos que a saúde pública precisa ser mais do que técnica: precisa ter acolhimento”, declarou.

A expectativa é que a UPA comece a funcionar em breve, ampliando a rede de urgência e emergência da cidade. A unidade será integrada ao sistema de saúde municipal, permitindo maior resolutividade em atendimentos de média complexidade e desafogando tanto os postos de saúde quanto o Hospital e Maternidade Sagrada Família.

Com a oficialização do contrato de gestão, São Bento do Sul dá mais um passo para fortalecer a saúde pública local, consolidando um investimento robusto e estruturado, que deve beneficiar milhares de cidadãos nos próximos anos.

Prefeito e vice receberam direção da empresa contratada com a presença de integrantes da equipe de governo

Fotos: Luzardo Chaves/O Jornaleiro

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial