São Bento do Sul registra redução de focos do mosquito da dengue em 2025
São Bento do Sul – A Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou nesta terça-feira (16) o boletim atualizado sobre a situação da dengue no município. De acordo com o relatório, que compreende o período de 1º de janeiro a 16 de setembro de 2025, foram identificados 83 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
O número representa uma redução significativa em comparação ao mesmo período de 2024, quando haviam sido registrados 144 focos. Os focos mais recentes foram encontrados nos bairros Dona Francisca e Progresso.
Ainda conforme o boletim, o município contabiliza até o momento:
- 198 casos descartados;
- 02 casos suspeitos (aguardando resultado);
- 10 casos positivos, sendo 01 autóctone, ou seja, contraído dentro do próprio município.
Medidas de prevenção e combate
A Secretaria de Saúde reforça a importância da prevenção e solicita o apoio da população para evitar a proliferação do mosquito, especialmente com a chegada da primavera, quando as temperaturas aumentam e favorecem o desenvolvimento do Aedes aegypti.
A principal orientação é a eliminação de possíveis criadouros, como recipientes com água parada e locais de difícil absorção. Sempre que um foco é encontrado, as equipes de endemias realizam vistorias em um raio de 300 metros ao redor, já que a fêmea do mosquito não costuma voar além dessa distância e pode espalhar ovos pela região.
Cuidados essenciais para prevenir a dengue
- Evitar o uso de pratos em vasos de plantas. Se usar, encha com areia até a borda;
- Guardar garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Manter lixeiras sempre tampadas;
- Vedação completa de depósitos e caixas d’água;
- Evitar o cultivo de bromélias e outras plantas que acumulam água;
- Manter a piscina tratada com cloro e realizar limpeza semanal;
- Fechar e desentupir ralos;
- Lavar semanalmente os potes de comida e água dos animais com escova;
- Eliminar água acumulada em lajes;
- Dar descarga semanal em banheiros pouco usados;
- Manter a tampa do vaso sanitário sempre fechada;
- Evitar o acúmulo de entulho nos quintais.
Sintomas e denúncias
Em caso de sintomas como febre alta, dores no corpo, manchas vermelhas na pele e cansaço, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde ou hospital para avaliação médica.
A população também pode colaborar com o combate ao mosquito fazendo denúncias de possíveis focos ou solicitando informações pelo telefone (47) 3635-2228 (setor de endemias) ou pela ouvidoria no número (47) 3631-6004.
Informações e foto: Ascom/PMSBS





