HOSPITAL: gerência anuncia novos serviços
São Bento do Sul – O Hospital e Maternidade Sagrada Família vive uma fase de importantes transformações, que começam a impactar diretamente a qualidade do atendimento à população. Desde o dia 23 de setembro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) passou a funcionar na cidade, alterando a dinâmica dos serviços hospitalares e ampliando as possibilidades de assistência aos moradores.
Fernando Nardino, gerente administrativo do hospital, esteve em reunião com o prefeito, Doutor Tomazini, na manhã desta quinta-feira (30) para tratar de alguns alinhamentos e para falar de novas especialidades que passam a ser oferecidas à comunidade.
Na conversa, ele destacou a realização de diversas melhorias previstas para os próximos meses. “Haverá aumento nas cirurgias eletivas e nos exames oferecidos ao município. Além disso, está programada para a segunda semana de novembro a inauguração da nova recepção, fruto de recursos arrecadados em eventos beneficentes, como a tradicional corrida ‘Amigos da Saúde’, que terá sua segunda edição em dezembro”, disse.

Fernando também falou da expansão de especialidades, como urologia e otorrinolaringologia, e do início da oferta de novas cirurgias, o que contribui para a redução das filas de pacientes em São Bento do Sul e região. Para garantir ainda mais avanços, a instituição busca apoio político junto ao governo do estado. A gerência da Casa aproveitou a presença da deputada estadual Ana Carolina Campagnolo (PL), que também esteve no gabinete, visando facilitar processos junto à Secretaria de Estado da Saúde, sobretudo para demandas ligadas à oncologia. Durante a reunião, a parlamentar entrou em contato com o departamento em Florianópolis e, com o telefone no “viva voz” pediu celeridade no atendimento às demandas encaminhadas pelo hospital para garantir equilíbrio no atendimento em São Bento do Sul.
Convite à comunidade
Fernando Nardino enfatizou a importância da comunidade, mais uma vez, participar da 3ª edição do evento “Amigos da Saúde”, marcado para 7 de dezembro, que terá corrida e caminhada. O objetivo do evento é arrecadar fundos para reformar o refeitório dos colaboradores do hospital, promovendo também melhorias para a equipe que sustenta a instituição.
UPA
Nardino reforça o papel da UPA na separação e qualificação dos atendimentos. “Os pacientes com casos leves devem procurar primeiro a UPA, onde há cinco médicos de plantão. Situações de maior gravidade passam pela regulação e são direcionadas ao hospital, que mantém dois médicos pagos pela prefeitura e equipe dedicada à sala vermelha para atendimentos críticos. No caso das gestantes, pacientes oncológicos em tratamento de quimioterapia e casos de emergência, como AVC e politraumas, devem buscar diretamente o hospital, enquanto demais casos podem ser resolvidos na UPA”, informou.
Números
Os números mostram melhora significativa na divisão de atendimentos. “O hospital deve fechar o mês com cerca de 2.800 atendimentos, bem menos que os quase 7 mil do mês anterior, enquanto a UPA já ultrapassa 5 mil atendimentos no primeiro mês”, pontua.
O gerente agradece o apoio da comunidade e reforça que toda população pode ajudar a manter o setor de saúde organizado, fazendo cada um a parte que lhe cabe.
Na manhã de sexta-feira (31) nova reunião entre a direção do Hospital e o prefeito onde, aí sim, serão apresentadas formalmente as melhorias que serão implementadas no Hospital e Maternidade Sagrada Família para melhorar ainda mais a oferta de serviços de saúde à comunidade regional.
Fotos: Luzardo Chaves/O Jornaleiro





