CARLOS CHIODINI: MDB e agricultura
Carlos Chiodini destaca desafios do setor leiteiro catarinense, fortalecimento da agricultura e o futuro do MDB em entrevista para O Jornaleiro
Florianópolis – Em entrevista na manhã desta quarta-feira (12), o deputado federal licenciado e atual secretário de Estado da Agricultura, Carlos Chiodini (MDB), abordou os principais desafios enfrentados pela produção agrícola em Santa Catarina, especialmente o setor leiteiro. Mas, também comentou sobre os rumos do MDB para as próximas eleições.
Chiodini iniciou falando sobre as dificuldades enfrentadas pelos produtores de leite e arroz em Santa Catarina, agravadas pelos baixos valores de mercado e pelas especificidades do comércio regional. Segundo ele, a cadeia leiteira vive um momento delicado, que requer atenção do Governo do Estado e diálogo constante com os produtores. Neste contexto, destacou a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa para ouvir os agricultores, colher sugestões e buscar soluções viáveis. “Tudo que for da alçada e capacidade do Governo de Santa Catarina, estamos prontos para fazer”, afirmou. Ele pontuou, contudo, que algumas demandas, como a proibição da importação de leite em pó da Argentina e Uruguai, são questões federais e não dependem da decisão estadual.
Produtor local
Chiodini chamou atenção para a necessidade de valorização do produtor local, contextualizando que atualmente o litro do leite vendido no litoral está “mais barato que a água mineral”, algo que considera incorreto diante da distância, tributação e logística envolvidas. “Precisamos entender o valor do agricultor, ouvir e buscar alternativas para superar este cenário delicado”, ressaltou.
Apesar das adversidades em setores específicos, Chiodini celebrou os resultados de 2025 para o agronegócio catarinense. O estado atingiu recordes na produção de grãos, exportação de carne e geração de valor agregado, reforçando a vocação para produzir alimentos e a importância da segurança alimentar para o desenvolvimento social e econômico. “Santa Catarina tem excelência em tecnologia, extensão e pesquisa, é referência em níveis de sanidade, graças a parcerias com instituições como a Epagri e a Cidasc”, completou.
MDB e as eleições 2026
Sobre o futuro do MDB, partido que conta com Chiodini como atual presidente estadual, o secretário reconheceu a necessidade de reconstrução após resultados desfavoráveis nas últimas eleições, 2018 e 2022 respectivamente. Destacou que o partido está motivado, realizando encontros e agregando novas lideranças, com o objetivo de fortalecer a chapa proporcional para as eleições de 2026 e de participar de um projeto majoritário vencedor. “O MDB segue vivo, presente nos municípios, com números expressivos de votos e prefeitos eleitos em 2024”, reforçou.
Majoritária
Em relação à sucessão estadual, Chiodini não descartou a possibilidade de compor a chapa majoritária, estando à disposição junto com o deputado estadual Antídio Lunelli e outros nomes do partido, ressaltando o caráter democrático do MDB e afirmando estar à disposição para contribuir. “Entre abril e julho, os nomes serão definidos. O MDB respeita todos os seus filiados e vai encontrar uma forma democrática para a escolha”, finalizou.
Foto: Assessoria de Imprensa





