Missão catarinense à argentina abre oportunidades ao setor moveleiro

 Missão catarinense à argentina abre oportunidades ao setor moveleiro

Um total de 12 indústrias moveleiras de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho, entre pouco mais de 20 participantes do setor moveleiro catarinense, integraram a missão empresarial que esteve na Argentina nos dias 10 e 11 de novembro. Organizada pela FIESC – Federação das Indústrias, a iniciativa buscou fortalecer os negócios e ampliar as relações bilaterais com o país vizinho.

O Encontro de Negócios BR/SC – Argentina contou ainda com a presença do governador Jorginho Mello e demais membros do governo estadual, do presidente Gilberto Seleme e diretores da FIESC. A programação contou com agenda institucional e rodadas de negócios na Embaixada do Brasil em Buenos Aires.

As indústrias catarinenses tiveram reuniões focadas na apresentação de seus produtos com potencial de venda ao mercado argentino, na expectativa de fechar parcerias comerciais. Dessas, dez são microempresas e empresas de pequeno porte, que buscam na internacionalização uma estratégia de crescimento.

A participação das micro e pequenas foi viabilizada pelo Sebrae SC. Para o diretor da Móveis Paulo, os produtos de seu portflólio teriam aceitação pelos consumidores argentinos e os preços ficam competitivos na Argentina. “A missão foi muito válida por trazer oportunidades de contato com os compradores. Acredito que conseguimos avançar nas negociações”, avalia Djoni Kurowsky.

O diretor executivo da Mmcité, por sua vez, destacou que a missão muito bem organizada e com baixo custo de participação. “Foi formidável! As rodadas de negócios foram de alto com nível, com clientes potenciais e ótimas oportunidades de negócios futuros em nosso segmento de mercado”, disse Tomas Josef Vrtiska.

Para o presidente da FIESC, Gilberto Seleme, a proximidade geográfica do Estado com a Argentina e também a diversidade e qualidade dos produtos catarinenses são diferenciais que foram apresentados em encontro com compradores e líderes empresariais argentinos. “Foi muito produtivo podermos apresentar a estrutura da FIESC e o potencial da indústria de Santa Catarina para mais de 150 empresários. Foi uma oportunidade de mostrar que o Estado é mais do que o turismo”, afirmou Seleme.

O vice-presidente da União Industrial Argentina (UIA), Rodrigo Perez Graciano, e o presidente da Confederação Argentina na Média Empresa (CAME), Ricardo Diab, reforçaram a importância das relações bilaterais entre o Brasil e a Argentina e o interesse do setor produtivo local em ampliar esse relacionamento. O governador Jorginho Mello apresentou as potencialidades do Estado e os negócios possíveis entre SC e a Argentina em diversos setores, inclusive o moveleiro, foco da viagem.

A iniciativa da FIESC na Argentina aproveita o momento de recuperação da economia do país vizinho, que projeta crescimento de cerca de 4,5% para o PIB. Segundo informações da FIESC, de janeiro a outubro, as exportações catarinenses somaram US$ 746 milhões para o país vizinho, uma alta de 25,2% em relação aos mesmos meses do ano anterior. No mesmo período, a venda de produtos brasileiros aos argentinos atingiu US$ 15,85 bilhões e cresceu 41,4%, enquanto a exportação total brasileira subiu 9,1%.

Informações: Impulso Comunicação

Foto: Divulgação

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial