Capoeira na Praça: Sábado tem aulão aberto ao público
São Bento do Sul – Neste sábado (31), a Praça Jardim dos Imigrantes recebe um aulão de capoeira aberto ao público.
Pessoas de todas as idades estão convidadas a aprender um pouco mais sobre o ‘jogo da capoeira’ e participar desta aula que contará com aquecimento, alongamento e apresentação dos movimentos básicos executados pelos capoeiristas.
Uma roda de capoeira será realizada no final da aula promovendo integração, cultura e valorização dessa importante expressão artística brasileira. A ação também integra a divulgação dos projetos de capoeira aprovados pelo Edital Arno Fendrich, que ampliam o acesso gratuito à modalidade no município.
Um pouco mais sobre a capoeira:
Embora os elementos culturais, rituais e a base rítmica tenham vindo da África (especialmente Angola), a capoeira como forma de luta disfarçada de dança nasceu no Brasil e por isso tem raiz afro-brasileira.
A capoeira foi uma prática proibida no Brasil até 1937, quando passa a ser reconhecida como um símbolo da identidade brasileira. Desde 2008 é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e sua roda foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2014. Ela também é protegida pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Igualdade Racial, conforme (Lei nº 12.288/2010).
Capoeira na escola
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) traz em suas diretrizes a capoeira na unidade temática de Lutas, especificamente em Educação Física quando a capoeira é apresentada como uma manifestação cultural e luta brasileira de matriz africana e indígena.
O ensino interdisciplinar também é possível e praticado, abordando História, Língua Portuguesa, Artes e outras matérias, promovendo o desenvolvimento integral do aluno.
Informações: Ascom/internet
Foto: Divulgação




