Aliança formaliza candidaturas e sacode cenário político

 Aliança formaliza candidaturas e sacode cenário político

Encontro na Sociedade Acaraí aproximou João Rodrigues e lideranças locais, confirmou Antídio ao Senado e lançou Terezinha Dybas à Câmara, mas ausências e recados internos revelam tensão na coalizão.

Jaraguá do Sul – A coligação PSD, MDB, PP e União Brasil promoveu na manhã deste sábado (13) no clube Acaraí, em Jaraguá do Sul, um evento para aproximar a candidatura de João Rodrigues (PSD) às lideranças políticas e empresariais da Região Norte. Além da oficialização de Antídio Lunelli (MDB) como pré-candidato ao Senado e do lançamento da pré-candidatura da vereadora Terezinha Dybas (PSD) à Câmara Federal, o encontro expôs fissuras internas e sinais de que a disputa estadual e federal seguirá acirrada até outubro.

Com presença de prefeitos, vereadores, representantes do setor produtivo e militância regional, o evento teve tom de mobilização e costura política. João Rodrigues, protagonista da chapa ao governo, usou o espaço para afinar seu discurso e desautorar a ideia de um caminho tranquilo para o adversário Jorginho Melo (PL), reforçando que a eleição será disputada ponto a ponto na região e no estado.

A solenidade ganhou capítulo à parte com a cerimônia que oficializou Antídio Lunelli, atual deputado estadual, como pré-candidato ao Senado pelo MDB. Em sua cidade, Lunelli recebeu apoio maciço de lideranças que enxergam na sua postulação a chance de recuperar para o Norte de Santa Catarina uma cadeira na Casa Alta. O gesto foi celebrado por correligionários e aliados como sinal de unidade regional e força eleitoral.

Os “poréns”

No entanto, o tom de coesão foi atenuado por ausências e recados nos bastidores. Figuras com peso local do MDB e do PP não compareceram, o que acendeu especulações sobre compromissos com o projeto do atual governador, e sobre eventuais dissidências dentro da aliança. Sílvio Dreveck (PP), citado entre os ausentes, tem sido apontado como aliado que ainda pode estar avaliando rumos pessoais e partidários; sua ausência foi notada por correligionários e adversários.

Nos corredores, a participação do senador Esperidião Amin animou a militância, mas também trouxe alerta: segundo relatos, Amin tem deixado claro que o posicionamento partidário terá peso na definição de apoios futuros, e que aliados que não seguirem a linha podem ter de “tomar outras decisões após o pleito”. O recado, que corre os bastidores, interpretado como cobrança de disciplina, reforça a tensão entre manter a unidade formal da base e acomodar ambições locais.

Tere Dybas

A principal surpresa para São Bento do Sul foi o anúncio público da pré-candidatura da vereadora Terezinha Dybas (PSD) à Câmara Federal. Movimentando-se como interlocutora da região que vai de Campo Alegre a Porto União, Terezinha disse ter recebido estímulo do presidente estadual do PSD, Eron Giordani, e assumiu a missão de oferecer alternativa à única pré-candidatura já anunciada na região, a de Elói Queje (MDB), de Três Barras. Segundo ela, a pré-campanha começa agora, com visitas previstas a lideranças e à imprensa na semana que vem, e um dos objetivos explícitos é convencer nomes como o próprio Sílvio Dreveck a alinhar-se à chapa progressista da coligação.

Analistas locais ouvidos no evento ressaltam que a coalizão busca mesclar palanque forte para o governo com representatividade regional no Congresso, mas avisam: manter essa combinação exigirá negociação fina. A presença de líderes históricos, a oficialização de nomes e o clima de mobilização mostram capacidade de atração; já as ausências e as mensagens de endurecimento partidário expõem fragilidades, as quais carecem equilíbrio no momento e solução breve para engajar todos para a mesma linha na corrida eleitoral.

Pontuando

O encontro em Jaraguá do Sul deixou, portanto, dois recados claros: a coligação quer mostrar unidade e musculatura política para as urnas, e ao mesmo tempo sinalizou que caminhos individuais poderão provocar rearranjos. Resta saber se a disciplina partidária e as promessas de costura regional serão suficientes para transformar anúncios e lançamentos em votos em 4 de outubro.

Foto: Divulgação/PSDSBS

Please follow and like us:

O Jornaleiro

Related post

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial