SEGURANÇA DIGITAL: Serviços passam a exigir níveis mais altos de segurança na plataforma do governo
Nacional – A partir deste mês, serviços públicos que são oferecidos por meio do acesso à plataforma governamental, Gov.br, vão precisar de níveis mais altos para a validação. Segundo o governo, essa atualização de segurança ocorre em serviços que envolvem o acesso de informações sigilosas ou pagamentos feitos pelo governo. São os casos do “Valores a Receber”, do Banco Central, e e-CAC, da Receita Federal.
Uma das ações para aumentar os níveis de segurança é a Validação Bancária. Com isso, a conta do cidadão passa para um nível mais elevado de segurança, como o Prata e o Ouro. É importante lembrar que, ao entrar na plataforma, a conta já é considerada nível Bronze, que dá acesso a alguns serviços que não são tão visados pelas fraudes.
Outro ponto importante é que a plataforma Gov.br não terá acesso aos dados bancários da conta cadastrada ou o banco às informações disponíveis na conta governamental do cidadão. A integração de sete instituições financeiras é uma facilidade e uma proteção aos usuários.
Como acessar a validação pelo seu banco
Acesse o link acesso.gov.br;
Escolha em ‘Outras opções de identificação’ a opção ‘Seu banco’;
Ao abrir a tela, clique no banco onde tem conta bancária.
Outros pontos que elevam a conta para o nível prata ou ouro são o reconhecimento facial pelo aplicativo Gov.br para conferência da foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH); validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE, se você for servidor público federal ou reconhecimento facial pelo aplicativo Gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE).
Fonte: Brasil 61
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil





