ENCHENTE: Em Rio do Sul já são 87 pessoas em abrigos
Rio do Sul – A chuva continua assolando cidades do Alto Vale do Itajaí nesta manhã de quarta-feira (4). A metragem mais recente do rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul, está em 8,59. Conforme a Defesa Civil de Rio do Sul, a cota de inundação é de 9,5 metros e de atenção 10,5. O nível de criticidade agora é considerado de emergência.
A capital do Alto Vale tem ruas sem passagem, suspensão de aulas e da coleta de lixo e até inundação em unidades de Saúde.
O último levantamento da Defesa Civil do município aponta que 87 pessoas tiveram que deixar as casas e estão em um dos cinco abrigos disponibilizados pela Secretaria de Assistência Social.
No salão da igreja luterana, do bairro Bela Aliança, estão 8 famílias, com 25 pessoas. O salão da comunidade católica da mesma localidade abriga 13 famílias, com um total de 35 moradores.
No bairro Santa Rita estão cinco pessoas pertencentes a mesma família também em uma igreja. No Lions Clube, do Progresso estão oito famílias, com 22 pessoas.
Também há inúmeros registros de ruas alagadas e sem passagem. Como é o caso do túnel de acesso aos bairros Progresso e Fundo Canoas, que está sem caminho. O acesso é somente pela BR-470.
Os bairros Bela Aliança, Canoas e Estrada Geral Bom Fim registram acúmulos de águas, além de algumas ruas da área central. A SC-350, no bairro Albertina, em direção ao município de Aurora está interditada.
Três unidades de saúde suspendem atendimento
A Secretaria de Saúde informou que na manhã desta quarta-feira os atendimentos continuam sendo realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde e outras estruturas de atendimento da secretaria. Já pela tarde, não haverá atendimento ao público nas unidades dos bairros Budag, Canoas e Barragem. Nestes locais as equipes já se mobilizam para a retirada dos móveis.
Aulas suspensas a partir da tarde na rede municipal de Rio do Sul
A Secretaria de Educação de Rio do Sul também informou que o atendimento em toda a rede de ensino, como Centros Educacionais e Centros de Educação Infantil, estão suspensos a partir da tarde desta quarta-feira. O transporte coletivo dos alunos está prejudicado em algumas áreas, assim como há dificuldade para chegada ou saída dos profissionais envolvidos nos atendimentos.
“É importante que os pais ou responsáveis mantenham-se informados através dos meios oficiais da Prefeitura de Rio do Sul ou com a direção das unidades”
Trombudo Central, cidade vizinha de Rio do Sul também suspendeu as aulas.

Na cidade de Taió, onde fica a Barragem Oeste, os moradores das áreas mais baixas ou próximas ao Rio, que corta a cidade, já estão se organizando e retirando móveis para minimizar os prejuízos. Na cidade, quando há a necessidade de abrir as comportas da barragem, as águas sobem rapidamente não dando tempo para salvar nada.

Fonte: ND+
Foto de capa: Prefeitura de Rio do Sul





