Centro de Autismo de São Bento do Sul será reformado

 Centro de Autismo de São Bento do Sul será reformado

São Bento do Sul – O prefeito Antonio Tomazini esteve no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo Professora Maria Celeste Novack, localizado no bairro Dona Francisca, na manhã desta sexta-feira (27).

Na ocasião, Tomazini assinou uma ordem de serviço que garantirá a reforma de todo o espaço. A empresa responsável pela obra, a Claudomir Vieira Construções, tem agora, quatro meses para concluir os trabalhos.

Para o prefeito Antonio Tomazini, é de extrema importância investir na qualidade das pessoas com deficiência no município. “É uma ação conjunta para promover o bem-estar das crianças com espectro autista. A gente sabe que esse número está crescendo”, disse. O secretário de Assistência Social, Gilmar Pollum, afirmou que correu atrás para que a obra acontecesse. “Vimos a necessidade de ter um espaço com acessibilidade, apoio e conforto. É direito deles”, garantiu. Geovanna Vicente, gestora do Centro Municipal, está alegre com as modificações. Ela afirmou que todos os colaboradores buscam diariamente aprimorar o ensino aos alunos, e com a mudança, será possível entregar um resultado ainda melhor a eles. “Trabalhamos pela qualidade de vida deles e das famílias, pois não assessoramos somente os alunos, mas sim, todos que fazem parte da vida deles. Ela agradeceu por todo o apoio dado pela Prefeitura de São Bento do Sul à causa autista, como, por exemplo, a recente compra de um carro para uso do Centro Educacional.

Melhorias

De acordo com o engenheiro civil responsável, Marcelo Laynes Milla, o espaço será totalmente mudado. O telhado receberá um material de primeira linha a fim de proporcionar um ambiente com temperatura agradável. Ele será na cor azul, (símbolo do TEA), assim como a pintura interna e externa do local.

Várias melhorias serão feitas no local. Entre elas, calçadas e rampas laterais além de um banheiro acessível para cadeirantes. O orçamento total da obra fechou em R$ 319 mil.

Sobre o Centro

Há um espaço educacional para pessoas com TEA em São Bento do Sul desde 2014. O Centro Especializado funcionava antes, no bairro Serra Alta. Após o espaço se consolidar, em 2018 a AMA, (Associação de Pais e Amigos dos Autistas) foi criada, com o objetivo de conseguir mais recursos para o Centro Educacional.

Em 2022 houve a mudança para o bairro Dona Francisca e, de acordo com Geovanna, a mudança de espaço foi providencial para os alunos, que ficaram mais calmos em um lugar retirado, sem tantos ruídos. Atualmente o espaço conta com 91 alunos matriculados.  

Informações e foto: ASCOM/PMSBS

Please follow and like us:

Outras notícias

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial