Mais de 3 mil crianças e adolescentes estão fora da escola

 Mais de 3 mil crianças e adolescentes estão fora da escola

São Bento do Sul – Nesta segunda-feira (6) a Secretaria de Educação de São Bento do Sul promoveu o lançamento do programa “Busca Ativa Escolar”.

O objetivo é atuar na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.

Na oportunidade, a articuladora estadual do programa, Cleci Lorezon, apresentou os dados de evasão no município. Em São Bento do Sul, 114 crianças de 4 e 5 anos estão fora da escola, de 6 a 14 anos estão 2.173 e de 15 a 17 anos, 998, totalizando o número de 3.285 entre crianças e adolescentes.

Para o prefeito Antonio Tomazini, é um número preocupante e que precisa ser resolvido o quanto antes, para que o acesso aos estudos seja alcançado por todos. “Estamos com este trabalho para que estas crianças e adolescentes iniciem ou voltem a escola o mais rápido possível. Como sempre digo, a educação liberta e abre portas para um futuro melhor para todos. Espero que com este programa da Busca Ativa, possamos solucionar com agilidade este problema em nossa cidade”, destacou.

O secretário de Educação, Josias Terres, explicou que esse é um trabalho que deve ser feito em conjunto. “Podemos fazer a diferença para que, em parceria, possamos colocar essas crianças na escola e cada criança que a gente resgatar será uma conquista para todos nós”, comentou.

Em seguida, o secretário de Assistência Social, Gilmar Pollum, disse que, ao encontrar essas crianças, também é possível identificar outras situações de vulnerabilidade social no município. “Iremos atuar intensamente para que este número possa ser reduzido. Daremos todo o suporte às crianças e adolescentes que não estão conseguindo ter acesso à escola por conta de algum problema social mais grave. Contem conosco”, frisou Pollum.

Por fim, a estudante do EMEJA, Divanete Prigg, compartilhou sua história, contando os motivos que contribuíram com a exclusão escolar e os impactos por não ter concluído os estudos na idade certa.

Também participaram do evento, o representante da Coordenadoria Regional de Educação, Edson Schiehl, Polícia Militar, profissionais da saúde e assistência social, diretores, grupo Hip-Hop X-style, professores e coordenadores das escolas municipais.

Como funciona o Busca Ativa – O programa reúne representantes de diferentes áreas, como Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento entre outras parcerias, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. Cada secretaria e profissional têm um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola.

Todo o processo é acompanhado pela ferramenta tecnológica que funciona como um grande banco de dados que facilita a comunicação entre as áreas, armazena dados importantes sobre cada caso acompanhado e apoia na gestão das informações sobre a situação da criança e do adolescente no município.

ASCOM/PMSBS

Please follow and like us:

Outras notícias

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial