Agricultura familiar nas escolas ajuda Blumenau a cumprir Programa Nacional de Alimentação

Agricultura familiar nas escolas ajuda Blumenau a cumprir Programa Nacional de Alimentação

Blumenau – O programa Nacional de Alimentação está focado em atender as necessidades nutricionais dos estudantes durante a sua permanência em sala de aula. Buscando atender este objetivo, a prefeitura de Blumenau quer qualificar ainda mais a alimentação da rede pública municipal. Para isso, vai oferecer, a partir de 2020, desde o início do primeiro trimestre, alimentos cultivados por pequenos produtores rurais das diversas regiões da cidade.

Para que a iniciativa dê certo, a licitação para a aquisição dos alimentos será iniciada sempre no ano anterior.

Para o Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (CMDR), Paulo Eduardo Ruediger, esta adequação burocrática vai permitir que o número de participantes da ação vinculada ao Programa Nacional de Alimentação passe de 23 para 46 pequenos produtores rurais.

Muitos não forneciam porque cultivam produtos sazonais, cuja colheita é realizada somente no primeiro semestre. Isso demonstra como foi acertada a decisão de acatar a solicitação do nosso conselho disse o presidente.

Com a publicação do edital de chamada pública ainda em dezembro deste ano, as demais etapas do processo burocrático seguem vigentes durante os meses de janeiro e fevereiro de 2020, quando deve ser divulgada a relação dos selecionados, aptos a assinarem os contratos e iniciarem a entrega da alimentação escolar já no mês de Março.

Por Prefeitura de Blumenau

Foto: Marcelo Martins