Educação: região se une em busca de alternativas

Educação: região se une em busca de alternativas


Joinville – A Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) participou, nas últimas semanas, do processo de elaboração do Plano de Contingência Estadual para Educação (Plancon Edu Estadual). O documento determina as diretrizes sanitárias, pedagógicas, de transporte, de alimentação, de gestão de pessoas, de informação e de comunicação para o retorno das aulas presenciais em Santa Catarina. O próximo passo é a preparação das equipes regionais para a elaboração de planos de contingência por Unidade Escolar (PlanCon Edu Escolas).

“O objetivo é orientar o uso do PlanCon Edu Escolas e facilitar a criação dos protocolos do plano de ação, específicos de cada Unidade de Ensino, garantindo segurança no retorno às aulas presenciais para as crianças adolescentes jovens e toda a comunidade escolar”, declarou a assessora do Colegiado de Educação da Amunesc, Glória Cristiane Campos.

Segundo a Defesa Civil, o Plancon Edu Escolas é modelo padrão pré-elaborado, e contém um Caderno de Apoio com perguntas e respostas que subsidiam a elaboração do Plano, além de um Tutorial de Metodologias Ativas para Contextos Extremos que auxiliarão os professores em suas atividades pedagógicas.

A equipe responsável pela organização da formação é composta por representantes da Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Estadual de Saúde, da Defesa Civil de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Camboriú, representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Santa Catarina (UNCME), Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e Federação Catarinense de Municípios (FECAM), além de representantes das Associações de Municípios e da Associação Brasileira de Pesquisa Cientifica, Tecnológica e Inovação em Redução de Riscos e Desastres (ABP-RRD).

A formação de disseminadores do PLanCon Edu iniciou no dia 21 de setembro e continuará durante o tempo necessário para a implementação, a execução e o monitoramento do PLanCon Edu.  Para que esse conhecimento seja disseminado para todos os Municípios foram capacitadas todas as regiões que compõem o Estado de Santa Catarina.

Informações e imagem: Divulgação/Amunesc