Preço do leite pode disparar para o consumidor

Preço do leite pode disparar para o consumidor

São Bento do Sul – Desde o começo desta semana se cogita uma disparada nos preços do leite longa vida nas prateleiras dos supermercados. A tendência é que os supermercadistas repassem os aumentos dos fornecedores que já estão recebendo pedidos com valores mais elevados.

Na quarta-feira (25) começou circular o áudio de um empresário dono de uma grande rede de supermercados onde o mesmo deixa claro que os fornecedores sequer entregaram pedidos feitos antes da semana passada. “Eles estão vendendo o litro de leite para os supermercados nos valores que estamos vendendo para o consumidor final. É bom que o consumidor saiba que não somos nós a determinar esse aumento, mas os fornecedores que estão aumentando sobremaneira”, disse.

Na cidade de Lages o Procon já notificou três empresas que fornecem leite longa vida para os estabelecimentos do estado por conta das denúncias de aumentos sem justificativas para os supermercados.

Comércio já limita compra

Em alguns supermercados de São Bento do Sul, na tarde de quarta-feira (25), o litro de leite longa vida ainda era encontrado ao valor de R$ 2,89, mas o consumidor já era orientado a não levar mais que duas caixas, cada uma com doze (12) litros, a fim de garantir abastecimento para todos. Algumas pessoas já se precaviam usando dessa prerrogativa e levavam as duas caixas liberadas.

A tendência é que na próxima semana, em não havendo uma determinação do Procon ou da própria Justiça, por meio do Ministério Público, o litro de leite longa vida pode chegar próximo dos R$ 5 para o consumidor final.

Foto: Luzardo Chaves/O Jornaleiro /Meramente ilustrativa