Projeto para eleição de diretores começa “andar”

Projeto para eleição de diretores começa “andar”

São Bento do Sul – Na manhã desta segunda-feira (18) o Secretário Municipal de Educação, professor Josias terres, foi recebido pela presidente da Câmara, vereadora Carla Hoffmann (PSD). Na pauta, o esboço do projeto que trata sobre a escolha de diretores para as escolas por meio da votação feita pela comunidade escolar.

Conforme o secretário, a intenção é que a proposta receba aval dos vereadores antes mesmo do projeto ser escrito e encaminhado oficialmente ao Legislativo. A entrega de um esboço para a presidência é para que ela, vereadora Carla, e demais vereadores, tenham acesso ao conteúdo e, dessa forma, possa dar suas opiniões e ajudar na elaboração das normas e diretrizes que devem nortear o papel do diretor escolar. “Queremos a contribuição do Legislativo. O projeto pode ser escrito por meio de várias mãos a fim de decidir o melhor pela educação”, disse Josias.

Carla Hoffmann destacou ser um projeto importante e que a discussão teve início ainda nas disputas eleitorais, por isso agora é importante ouvir os professores e a comunidade para que o melhor seja feito. “Temos professores no Legislativo, por isso é importante que a comissão de educação analise bem a o projeto para fazer com que, na prática, ele seja uma ferramenta democrática e importante para o desenvolvimento educacional”, disse.

Regras e critérios

Os professores que atuam nas escolas municipais, e que demonstram interesse em participar das eleições para a direção de sua escola, devem saber das normas que serão adotadas pela Lei que ainda será aprovada. Uma delas é que o professor deverá concorrer pela escola onde é efetivo. Um ponto muito importante é que para concorrer, terá que apresentar um projeto, um plano de trabalho que será avaliado pela comunidade.

Foto: Luzardo chaves/O Jornaleiro