Secretários de Educação da Amunesc se reúnem pela primeira vez no ano

Secretários de Educação da Amunesc se reúnem pela primeira vez no ano

A Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) realizou, nesta segunda-feira (18), a primeira reunião do ano com o Colegiado de Educação. O encontro foi realizado por videoconferência e contou com a participação dos secretários municipais de educação da região. A Secretária-Executiva da Associação, Simone Schramm, acompanhou o encontro.

“Nesta primeira reunião repassamos aos secretários as informações referentes aos Planos de Contingência Escolares e nos colocamos à disposição para continuar assessorando nossos municípios. Nossa missão é ajudar a todos neste momento tão difícil e que exige tanto de todos nós”, afirmou a Secretária.

O objetivo da reunião foi repassar aos gestores as informações atualizadas sobre os decretos estaduais em vigência e preparar os municípios para o retorno das aulas presenciais. O Plano de Contingência Escolar (PlanCon Edu Escolas) de cada município deve ser adequado a cada mudança na matriz de risco, que é atualizada semanalmente.

Para a assessora do Colegiado de Educação, Glória Cristiane Campos, este é um dos maiores desafios das administrações municipais para este ano. “A cada mudança da matriz, é preciso mudar também o Plano. De uma semana para outra pode haver aumento ou redução de alunos em sala de aula, entre outros fatores”, afirmou.

Glória declarou também que o momento é de capacitação dos novos gestores e atualização das Comissões Municipais e Comissões Escolares. “Todos os municípios da Amunesc já tinham seus PlanConEdu Escolas aprovados no final do ano passado, mas como os gestores mudaram, é preciso manter o grupo de novos secretários informados sobre as necessidades que este documento exige”, concluiu a assessora.

Nova coordenação

Como de costume na Associação, na primeira reunião do ano também é realizada a eleição do coordenador do Colegiado. Neste ano, o escolhido pelos demais gestores foi o secretário Francisco Airton Garcia, de Araquari.

Informações e imagem: Assessoria de Imprensa/AMUNESC