Superlotação no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí faz cerca de 230 presos serem soltos

 Superlotação no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí faz cerca de 230 presos serem soltos

Estadual – A superlotação no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí fez o Poder Judiciário autorizar a soltura antecipada de cerca de 230 presos. A decisão da juíza Claudia Ribas Marinho foi publicada na sexta-feira (10) e vale para detentos do regime semiaberto que teriam direito ao benefício até fevereiro de 2025. Conforme o despacho, os apenados devem deixar a unidade até 20 de maio.

A Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), pasta ligada ao governo de Santa Catarina, confirmou ter sido notificada da decisão, mas não revelou quando presos já foram soltos por causa da portaria recém-publicada. A medida não é inédita e precisou ser adotada em outras duas oportunidades ao longo de 2023 pelo mesmo motivo.

A juíza destaca no despacho que é preciso controlar melhor a lotação da unidade para que o cenário não se repita e frisa a necessidade um gerenciamento em tempo real das vagas existentes.

Questionada sobre quais medidas está adotando para solucionar o problema, a SAP informou que a construção de novos espaços destinados ao regime semiaberto no Vale do Itajaí está prevista no planejamento estratégico da secretaria, visando minimizar o déficit de vagas na região. Entretanto, não detalhou quando isso irá de fato ocorrer.

Fonte: NSC

Foto: Créditos NSC

Please follow and like us:

Outras notícias

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial