Temperatura pode chegar a 48ºC: o que diz a meteorologia sobre a onda de calor intensa prevista até a próxima semana

 Temperatura pode chegar a 48ºC: o que diz a meteorologia sobre a onda de calor intensa prevista até a próxima semana

Uma intensa massa de ar quente (onda de calor) deve proporcionar dias ensolarados, com poucas nuvens e com calor intenso entre a Argentina, Paraguai, Uruguai e Rio Grande do Sul, influenciando o estado de Santa Catarina e o Paraná até a próxima semana.

As temperaturas podem chegar próximas ou acima dos 32/36ºC em todas as regiões catarinenses, sendo que em algumas áreas do Extremo Oeste e do Litoral Sul os termômetros podem atingir ou passar dos 40/43ºC.

No Oeste, Meio Oeste e Vale do Itajaí, as máximas ficarão próximas dos 36/39ºC e entre a Grande Florianópolis ao Norte do estado entre 34/36ºC. Várias cidades da Argentina, Paraguai, Uruguai e Centro Oeste do Rio Grande do Sul podem atingir temperaturas pontuais de 45/48ºC.

Há risco de temporais de verão com chuva forte, granizo e ventania. Não pode ser descartada a possibilidade de alguma tempestade com transtornos (granizo e vendaval), entre sexta-feira (14), sábado (15), domingo (16) e até a aproxima semana devido ao intenso calor associado à alta disponibilidade de umidade na baixa atmosfera e os elevados índices de instabilidades.

Fonte; OCPNEWS*Com informações dos meteorologistas Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho.

Foto: Divulgação

Outras notícias