Veja como será o sábado de 7 convenções partidárias e 9 siglas de SC
Estadual – Candidatos e partidos definem seus rumos na disputa pelo Governo do Estado nesses encontros; eventos ocorrem na Capital, desde a manhã, até a noite; no domingo (24) ocorrem mais duas convenções
O sábado será de definições na política catarinense e na disputa pelo governo do Estado para a eleição deste ano, com sete convenções partidárias que estão marcadas para o dia. Algumas vão confirmar o que já está posto, mas outras servirão para colocar um ponto final nas indefinições.
Quatro pré-candidatos vão definir ou apenas ratificar seu rumo na disputa. São eles: Antídio Lunelli (MDB), Carlos Moisés (Republicanos), Esperidião Amin (PP) e Gean Loureiro (UB).
A convenção dos emedebistas vai das 9h às 15h. O encontro será na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) no auditório Deputada Antonieta de Barros.
Se apoiar Moisés, o ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler, é o nome indicado para a candidatura de vice. Se tiver candidatura própria, o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, quer ser candidato ao governo.
Mas a primeira decisão deste sábado tende a vir de São José. Também a partir das 9h começa a convenção dos Progressistas, no Hard Rock Live Florianópolis, mas a previsão de encerramento é mais cedo, às 13h.
Esperidião Amin é o cabeça de chapa do partido, mas uma aliança com o PL, do também senador Jorginho Mello, não está descartada. Na manhã de sexta-feira, os dois se encontraram mais uma vez, retomando as conversas entre os partidos e reafirmaram a intenção de caminharem juntos na eleição.
O CentroSul, em Florianópolis, foi o local escolhido para a convenção que vai ratificar a candidatura ao governo do ex-prefeito da Capital, Gean Loureiro. Agora no União Brasil, Gean aglutinou o PSD e o Patriota, cujas lideranças também estarão no evento.
Ao que tudo indica, o ex-secretário da Casa Civil do governo Moisés, Eron Giordani, do PSD, será o candidato a vice na chapa liderada por Gean. A convenção dos três partidos começa às 15h30.
O sábado de convenções só acaba à noite. Às 19h, também na Alesc, mas no plenário da Casa, será realizada a convenção do Republicanos, partido pelo qual o governador Carlos Moisés disputará a reeleição.
Até o início da convenção dos Republicanos é bem provável que Moisés saiba se terá, ou não, o apoio do MDB na sua candidatura. Como as duas convenções estão marcadas na Alesc, se os emedebistas fecharem com a reeleição do atual governador, podem encorpar a convenção dos Republicanos.
Além das convenções do MDB, PP e Republicanos e da convenção com União Brasil, PSD e Patriota, outros três partidos farão suas convenções no sábado: PSC, Podemos e PTB. No domingo (24), PSTU e PCO realizam suas convenções.
O Novo foi o único que se antecipou e indicou na última quarta-feira Odair Tramontin como pré-candidato ao governo.
Os partidos têm até 5 de agosto para realizar suas convenções e definir suas alianças ou isolamento nas eleições no território catarinense. Além dos nove partidos que fazem a convenção neste sábado, outros 14 têm convenções marcadas até a data limite.
Calendário de convenções estaduais:
Sábado
MDB – Alesc, às 9h
Podemos – Alesc, às 9h
PP – Hard Rock Live Florianópolis, às 9h
PTB – Alesc, às 10h
União Brasil, PSD e Patriota – CentroSul, às 14h
PSC – Alesc, às 15h
Republicanos – Alesc, 19h
Domingo
PSTU – online, às 9h
PCO – Sintespe (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de Santa Catarina), às 10h
Segunda-feira
PCdoB – Alesc, às 18h
PT – Alesc, às 19h
Solidariedade – Alesc, às 19h
30 de julho
Psol – UFSC, às 15h
DC – sem local e data divulgados
Avante – sem local e data divulgados
PDT – Alesc, sem horário definido
Rede – UFSC, às 15h
31 de julho
Cidadania – Alesc, 13h
1º de agosto
PSDB – Alesc, às 16h
5 de agosto
PL – Associação Catarinense de Medicina, às 20h
PSB – Alesc, às 17h
Fonte: ND
Foto: Divulgação/AL





