Campanha visa descarte correto de remédios e lixo hospitalar
São Bento do Sul – A Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, lança a campanha “Descarte Correto”, uma iniciativa essencial para garantir a segurança da nossa comunidade e a preservação do meio ambiente.
O descarte inadequado de medicamentos vencidos, agulhas, seringas, gases, algodão, luvas, materiais cortantes, cateteres e muitos outros materiais utilizados em unidades de saúde pode causar sérios riscos à saúde da população, além de contaminar os mananciais.
Faça o descarte correto:

Quando precisar se desfazer de qualquer um desses itens, leve-os até a Unidade de Saúde do seu bairro. Nossa equipe está pronta para garantir que o descarte seja feito de maneira segura e adequada. Os materiais devem ser embalados separadamente. Restos de remédios e uma sacola, restos de curativos em outra e os materiais perfurocortantes em uma caixinha ou em uma garrafa pet.
Fiscalização e Responsabilidade
A Secretaria de Saúde está atenta e recebe diversas denúncias sobre descartes incorretos. Quando isso acontece, nossos fiscais vão até o local para orientar os responsáveis sobre a forma correta de descarte. Em uma segunda visita, se o problema persistir, o morador pode receber um auto de intimação em seu CPF e até enfrentar um processo administrativo.
Fazer o descarte correto é simples e faz toda a diferença. “Isso evita que funcionários da Transresíduos se machuquem gravemente ou se contaminem com uma seringa ou outro material”, alerta Luciana Machado, Fiscal de Vigilância em Saúde.
Informações e foto: Ascom/PMSBS





